Oficina

3 encontros com o Coletivo Garapa

Quando

24, 25 e 26 de outubro. Terça a quinta, das 16h30 às 19h

Inscrição

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
Bela Vista - São Paulo/SP


Sobre a oficina

Um mergulho crítico nos documentos da violência com base nas reflexões propostas pelo coletivo Garapa no trabalho Postais para Charles Lynch, sobre linchamentos contemporâneos, vencedor da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2014. Por meio de estratégias de criação em grupo e apropriação de material de arquivo analógico e digital, além de trabalhos prévios dos participantes, propõe-se construir uma narrativa visual fragmentada que transite entre o documental e o ficcional, o estético e o político.

Garapa é um duo de artistas multimídia fundado em 2008. Desde então, desenvolve trabalhos que tensionam as fronteiras entre o documentário e as artes visuais, realidade e ficção. Venceram a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS em 2014 com Postais para Charles Lynch, livro de artista sobre linchamentos contemporâneos.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em todos os encontros.


Inscrição

Até o dia da primeira aula; sujeito à lotação.

3 encontros, R$150


Programa

METODOLOGIA

Os participantes serão estimulados a discutir e experimentar coletivamente os diferentes status da fotografia (documento? arquivo? expressão?) tendo em mente o tema geral da violência no contexto brasileiro. A partir da discussão de referências do campo da fotografia e da arte contemporânea, o grupo elaborará e experimentará estratégias de intervenção sobre materiais de arquivo diversos, incluindo imagens selecionadas do acervo do IMS. O processo resultará em um conjunto de “obras potenciais” – protótipos ou projetos de trabalhos em artes visuais.

 

PROGRAMA

1) Apresentação dos participantes. Dinâmica de levantamento e construção coletiva de pautas e estratégias de abordagem. Organização de grupos de trabalho.

2) Mergulho no arquivo. Pesquisa e desenvolvimento das estratégias delineadas. Coleta de material.

3) Criação de narrativas. Edição e intervenção no material pesquisado a partir das abordagens escolhidas. Elaboração e apresentação dos projetos finais.