Ciclo de debates
Quando
16/4/2025, quarta, a partir de 13h30. Inscrição até 16/4
Evento gratuito
Lugares limitados.
Mais informações abaixo
Fundação Biblioteca Nacional
Auditório Machado de Assis
Rua México, s/n, Centro
Rio de Janeiro/RJ
Dedicado a promover acervos de fotografia brasileira e a estimular a preservação e a pesquisa, o portal Brasiliana Fotográfica completa 10 anos. Uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – e do Instituto Moreira Salles (IMS), o site reúne cerca de 11.670 imagens produzidas entre o século XIX e as quatro primeiras décadas do século XX, provenientes dos acervos de suas duas instituições fundadoras – a FBN e o IMS – e de mais 12 instituições parceiras que se associaram à plataforma ao longo desses 10 anos.
Na ocasião, será prestada uma homenagem póstuma a Angela Bettencourt, que foi coordenadora da Biblioteca Nacional Digital e colaboradora da Brasiliana Fotográfica.
O evento ainda prestará homenagem a Flavio Pinheiro, Joaquim Marçal e Renato Lessa, em reconhecimento ao legado e à importância de seus nomes na história do portal.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

13h30 às 14h | Abertura e homenagem póstuma a Angela Bettencourt
Com Marco Lucchesi e Marcelo Araujo
A abertura do evento acontecerá com as falas institucionais de Marco Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, e de Marcelo Araujo, diretor-geral do Instituto Moreira Salles. Na ocasião, será prestada uma homenagem póstuma a Angela Bettencourt, que foi coordenadora da Biblioteca Nacional Digital e colaboradora da Brasiliana Fotográfica.
14h às 14h40 | Brasiliana Fotográfica: sua história, construção e dia a dia
Com Gabriela Ayres Terrada, Andrea Wanderley, Roberta Zanatta e Vinicius Pontes
Gabriela Ayres Terrada, coordenadora-geral do Centro de Processamento e Preservação da FBN, apresentará a primeira mesa do evento. Na ocasião, Andrea Wanderley, editora e pesquisadora do portal, Roberta Zanatta (IMS) e Vinicius Pontes (FBN), gestores e responsáveis pela atualização de conteúdo da plataforma, abordarão o cotidiano, a trajetória e as maiores contribuições da Brasiliana Fotográfica.
14h40 às 15h30 | Experiências com a Brasiliana Fotográfica
Com Daniel Campelo, Maria do Carmo Rainho e Ricardo Santos
O professor Daniel Campelo e os historiadores Maria do Carmo Rainho e Ricardo Santos compartilharão depoimentos sobre o uso e a difusão do acervo do portal.
15h30 às 16h10 | A Brasiliana em Foco
Com Boris Kossoy e Joaquim Marçal
Boris Kossoy, nome central da história da fotografia no Brasil, e o pesquisador, professor e fotógrafo Joaquim Marçal, que foi curador da Brasiliana Fotográfica por nove anos, falarão sobre a importância da fotografia na escrita da história e o alcance da plataforma ao longo de seus 10 anos.
16h10 às 16h40 | Desafios e perspectivas: preservação digital e desafios na FBN
Com Danielle Peçanha e Telma Madio
Danielle Peçanha, chefe do Laboratório de Digitalização, e a professora Telma Madio, do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, apresentarão a quarta mesa do evento.
16h40 às 17h10 | Brasiliana Fotográfica: os próximos 10 anos
Com Diana dos Santos Ramos e Sergio Burgi, e homenagem a Flavio Pinheiro, Joaquim Marçal e Renato Lessa
O evento se encerrará com a participação dos curadores da Brasiliana Fotográfica e dos representantes do comitê gestor do portal. Diana dos Santos Ramos, chefe da Divisão de Iconografia da FBN, e Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, farão um balanço da plataforma, apontando suas perspectivas para o futuro. O evento ainda prestará homenagem a Flavio Pinheiro, Joaquim Marçal e Renato Lessa, em reconhecimento ao legado e à importância de seus nomes na história do portal.
Andrea Wanderley
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-RJ. Trabalhou durante 25 anos como pesquisadora da TV Globo. É desde abril de 2015, quando a Brasiliana Fotográfica foi fundada, editora e pesquisadora do portal. É também pesquisadora da Coordenadoria de Fotografia do Instituto Moreira Salles.
Boris Kossoy
Natural de São Paulo, é fotógrafo, teórico, historiador da fotografia e professor titular sênior da Escola de Comunicações e Artes da USP. Autor de obras de referência como Viagem pelo Fantástico, Fotografia & História, Hercule Florence, a descoberta da fotografia no Brasil. Fotos de sua autoria integram as coleções permanentes do Museum of Modern Art (NY), Bibliothèque Nationale (Paris), entre outras.
Daniel Campelo
Coordenador de Ciências Humanas e professor de História e Sociologia do Colégio Marista São José Barra, onde atua há uma década. Graduado em História pela UGF e Museologia pela UNIRIO, com pós-graduação em Sociologia Urbana pela UERJ. Trabalha com produção de conteúdo didático para o SESC-RIO e parecerista da Dignidade, revista da PUC-RIO. Como pesquisador produziu materiais sobre Política de Museus no Brasil.
Diana Ramos
Chefe da Seção de Iconografia da Fundação Biblioteca Nacional. Mestre em Memória Social pela UNIRIO. Pós-graduada em Ensino de História e Ciências Sociais pela UFF. Graduada em História pela UNIRIO e em História da Arte pela UERJ. Servidora da Fundação Biblioteca Nacional desde 2006.
Joaquim Marçal
Pesquisador, professor e fotógrafo; servidor aposentado da Biblioteca Nacional ainda exercendo a título de colaboração a curadoria, pela BN, do portal Brasiliana Fotográfica. Idealizou e coordenou o projeto de resgate da coleção de fotografias de D. Pedro II, hoje inscrita no programa Memória do Mundo, da UNESCO. Mestre em design e doutor em história social, é professor agregado (licenciado) do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Curador de exposições, perito judicial em fotografia e artes gráficas e autor de ensaios sobre a história da fotografia, das artes gráficas e do design. É sócio benemérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Maria do Carmo Rainho
Doutora em História (UFF) e mestra em História Social da Cultura (Puc-Rio). Pesquisadora do Arquivo Nacional, atuando na difusão dos acervos institucionais. Autora dos livros A cidade e a moda e Moda e revolução nos anos 1960. Seus temas de pesquisa incluem história da fotografia, cultura visual, fotografia de moda, teoria e história da moda.
Ricardo Augusto dos Santos
Pesquisador Titular da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense e Professor Substituto de História do Brasil na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Roberta Zanatta
Doutora em Ciências Sociais pela UERJ. Anteriormente, coordenou a área de Iconografia do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e integrou projetos envolvendo organização de acervos fotográficos na Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz) e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV CPDOC). É supervisora do Núcleo de Catalogação do Instituto Moreira Salles, desenvolvendo atividades ligadas à organização, gerenciamento e difusão de acervos fotográficos.
Sergio Burgi
Coordenador e curador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais pela USP, cursou o mestrado (MFA) em Conservação Fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology (NY, EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Artes, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991.
Telma Madio
Professora associada da Unesp, ministra disciplinas nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e na pós-graduação em Ciência da Informação. Atua nas linhas de pesquisa de Produção e Organização com os temas: Preservação Digital, Organização e Identificação em arquivos, Fotografia, Audiovisuais, Conservação Preventiva.
Vinicius Pontes Martins
Graduado em História, com especialização em Gestão de Projetos. Possui larga experiência em projetos de pesquisa, tratamento e identificação de acervos históricos. Atua na Biblioteca Nacional Digital desde 2005 e colabora com a Brasiliana Fotográfica desde o seu lançamento.
Quando
16/4/2025, quarta, a partir de 13h30
Onde
Fundação Biblioteca Nacional
Auditório Machado de Assis
Rua México, s/n, Centro, Rio de Janeiro
(Entrada pelo jardim)
Entrada gratuita
Lugares limitados. Necessária inscrição prévia.
Transmissão ao vivo pelos canais do IMS e da Fundação Biblioteca Nacional.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Lançado em 2015, o portal é um espaço para dar visibilidade e fomentar o debate e a reflexão sobre os acervos fotográficos. Atualmente, a plataforma reúne cerca de 11.670 imagens, produzidas no século XIX e nas quatro primeiras décadas do século XX, provenientes dos acervos das seguintes instituições: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro; Arquivo Nacional; Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC); Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha; Fundação Biblioteca Nacional; Fundação Joaquim Nabuco; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); Instituto Moreira Salles; Leibniz-Institut für Länderkunde; Museu Aeroespacial; Museu da República; e Museu Histórico Nacional. Em 2024, o portal celebrou o ingresso das instituições mais recentes no projeto: IBGE e IHGB.
A Brasiliana Fotográfica é uma importante plataforma na difusão de conhecimento imagético e textual, bem como no desenvolvimento da educação e da cultura do país, destacando e valorizando a história da fotografia, a memória e a própria história do Brasil.