Idioma EN
Contraste

Castanheiro e seus garotos convidam

Forró das Minas

Música

Com Castanheiro e seus garotos, Ariane Rodrigues e Vanille Goovaerts

Quando

30/7/2023, domingo, às 15h

Evento gratuito

Lugares limitados.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Térreo

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Pioneiro do forró em São Paulo, o pernambucano Castanheiro tocou com os principais artistas do gênero, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Anastácia. Gravou centenas de discos como percussionista e cantor, além de três álbuns solos. Durante anos esteve à frente de uma das maiores casas de forró da cidade, além de atuar como diretor artístico e programador de rádio. Para esta apresentação no IMS Paulista, Castanheiro e sua banda contam com a participação de duas integrantes do coletivo Forró das Minas: Ariane Rodrigues (pífano e flauta) e Vanille Goovaerts (rabeca).

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Vídeo


Participantes

Castanheiro
Castanheiro é um dos pioneiros do Forró em São Paulo. Atuando desde 1960, com 11 anos de idade já tocava com o Trio Nordestino, depois Zé do Baião e Luiz Gonzaga. Em 1965 se juntou à Pedro Sertanejo, sendo peça chave na criação da cena do forró de São Paulo. Como músico gravou centenas de LPs ao lado de grandes artistas como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Anastácia, Camarão, Jacinto Silva, Ary Lobo, Assisão e Clemilda, entre muitos outros. Fez discos solos nos anos 70, que são clássicos do Forró, e cantou em dezenas de outros. É uma lenda viva da música brasileira. Teve sua vida contada recentemente no documentário "Castanheiro do Forró", dirigido e produzido por Alfredo Bello (DJ Tudo) para Selo Mundo Melhor.

Forró das Minas

O Forró das Minas é um coletivo pioneiro no universo do forró pé de serra e da cultura popular. Composto exclusivamente por mulheres, ele surge como um movimento que busca redefinir os espaços e as representações femininas na música, na arte e na cultura. Com 5 anos de existência, o coletivo conta com mais de 50 mulheres - entre cantoras, compositoras, Djs, professoras e produtoras - promovendo shows, festivais, palestras, oficinas, cursos e rodas de conversas.

Ariane Rodrigues
Cursou flauta erudita e popular no Conservatório de Tatuí. Participou de vários festivais no Brasil e no exterior, além de ser instrumentista na Orquestra de Sopros de Tatuí por 4 anos. Na área da música popular, já tocou com nomes como Inezita Barroso, Wagner Tiso, Nailor Proveta, Mônica Salmaso, Sérgio Santos, Carlos Malta e Banda de Pífanos de Caruaru. É integrante e professora do Bloco de Pífanos de São Paulo e do grupo Brazú Quintê, onde vêm desenvolvendo importante trabalho artístico. Desde 2008 é professora do Projeto Guri Santa Marcelina em São Paulo.

Vanille Goovaerts
Formada em violino jazz pelo conservatório de Chambéry, na França, venceu o concurso de improvisação dança/música de ViF por dois anos seguidos. Fascinada pelo forró, veio ao Brasil em 2018 para aprender rabeca com o mestre Luiz Paixão, Aglaia Costa, Cláudio Rabeca e outros músicos de Olinda. Pesquisando a rabeca no fandango caiçara, Vanille inicia uma parceria com o violinista Ricardo Herz, realizando turnês e participando de projetos como "Ronco do Violino, Forró de Rabeca". Radicada em São Paulo desde 2019, Vanille tem colaborado com diversos artistas e formações, tocando violino e rabeca, como Filpo Ribeiro, Pé de Manacá, Cabra é Fêmea, Xaxado Novo, Munducá e outros.


Ficha técnica

Castanheiro - canto e percussão
Tatu Batera - zabumba
Alfredo Bello - triangulo
Magrão - baixo
Jeffinho Almeida - sanfona
Ariane Rodrigues - pífano e flauta
Vanille Goovaerts - rabeca


Repertório

1. Baião do Berimbau (Oswaldo Siva)

2. Vendedor de Castanha (Castanheiro)

3. Cheguei no Baile (Castanheiro)

4. Caruarú (B. Lobo / J. Martins)

5. Meu amor cadê você (Francisco Guedes / Petrucio Silva)

6. Pisa devagar (Odair Paiva da Guia / Fúba de Taperoá)

7. Estou morrendo de saudade (Zé Carlos / Castanheiro)

8. Reinado da Cachoeira (José Bezerra)

9. O meu maior prazer (Joci Batista / Cláudio Batista)

10. Esse Samba é Meu (José Carlos / Castanheiro)

11. Adeus Jacobina (Valdete)

12. O Arrasta pé já começou (Ozair Paiva da Guia)


Como participar

Quando

30/7/2023, domingo, às 15h

Entrada gratuita

Lugares limitados: 150 em pé + 30 sentado (público preferencial)
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

IMS Paulista
Térreo
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP


Vídeo

Documentário Castanheiro do Forró de 36 minutos dirigido por Alfredo Bello (DJ Tudo) para o Selo Mundo Melhor. Projeto realizado com o apoio do 1º Edital de Forró da Cidade de São Paulo de 2020.

Produção e direção - Alfredo Bello
Fotografia e Câmera - Paulo Pereira
Montagem e Som Direto - Alfredo Bello
Consultoria de montagem - Rodrigo Marques e Piqueras Santangelo
Pesquisa - Piqueras Santangelo e Alfredo Bello
Masterização de áudio - Leonardo Nakabayashi - Estúdio Banzai!