Conversa com Anri Sala e Heloisa Espada

Conversa

Por ocasião da abertura da exposição Anri Sala: o momento presente

Quando

12 de dezembro de 2017
Das 19h às 20h30

Entrada gratuita

Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Answer Me, 2008. Anri Sala.

Sobre a atividade

A curadora Heloisa Espada conversa com o artista  Anri Sala por ocasião da abertura da exposição Anri Sala: o momento presente. Neste dia, a exposição ficará aberta até às 22h.

Evento com tradução simultânea.


Sobre a exposição

A exposição Anri Sala: o momento presente, que abre no dia 12 de dezembro no IMS Paulista, é a segunda apresentação ampla do artista albanês Anri Sala (Tirana, 1974) no Brasil. Trata-se de um projeto que compreende duas exposições no Instituto Moreira Salles. A primeira delas aconteceu na sede do IMS do Rio de Janeiro, em 2016. A segunda etapa da exposição ocupa dois andares do IMS Paulista e apresenta obras ainda inéditas no país. 

Na etapa paulista, Anri Sala: o momento presente reunirá trabalhos recentes, sobretudo videoinstalações sonoras, tais como The Present Moment (2014), Long Sorrow (2005), Answer Me (2008), Le Clash (2010) e Tlatelolco Clash (2011). A mostra explicita a dimensão política e ao mesmo tempo sensível da obra de Sala. Por um lado, as obras propõem uma avaliação crítica do mundo contemporâneo; por outro, impactam a sensibilidade do espectador por meio do som. Para Heloisa, “ao justapor situações pessoais, históricas e políticas, os trabalhos em exibição propõem aos visitantes experiências nada apaziguadoras”.

O grande destaque da exposição no IMS Paulista é a videoinstalação The Present Moment (in D) The Present Moment (in B-flat) (2014), apresentada pela primeira vez no país, em que o artista reconstrói a composição Verklärte Nacht[Noite transfigurada], Op. 4, de Arnold Schönberg. Nessa e em outras obras, Sala explora o potencial da música de nos conectar de maneira intensa com o presente.


Como participar

Evento gratuito no cineteatro do IMS Paulista, com lugares limitados. Distribuição de senhas 30 minutos antes. Limite de 2 senhas por pessoa.