O caso Flávio e a revista O Cruzeiro

Conversa

Com Helouise Costa e Sergio Burgi

Quando

16 de agosto de 2018, quinta-feira
Às 19h

Entrada gratuita

Retirada de senhas 60 minutos antes

IMS Paulista

Biblioteca
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

O Cruzeiro, páginas da edição de 18 de novembro de 1961

A conversa

No dia 16 de agosto, quinta-feita, às 19h, no IMS Paulista, acontece uma conversa entre Helouise Costa e Sergio Burgi sobre o contexto editorial nacional e estrangeiro em que ocorre o embate entre as revistas O Cruzeiro e Life, no início dos anos 1960, tema da mostra O caso Flávio.

A exposição está em cartaz na Pequena Galeria do IMS Rio e a Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista apresenta uma versão reduzida da mostra, com fac-símiles das reportagens, livros relacionados e outros materiais. A publicação americana enviou Gordon Parks ao Rio com o objetivo de encontrar a pobreza e alertar para o perigo do crescimento da esquerda na América Latina e, a seguir, a revista ilustrada brasileira comprou a briga e enviou Henri Ballot para documentar, em Nova York, a miséria do país.


Como participar

Entrada gratuita com distribuição de senhas 60 minutos antes.


Sobre os convidados

Helouise Costa é docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP. É coautora do livro A fotografia moderna no Brasil e co-organizadora de As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960).

Sergio Burgi é coordenador da área de Fotografia do Instituto Moreira Salles e curador da mostra O caso Flávio.