Conversa sobre o livro Samba Shiva

Conversa

Com Vijai Patchineelam

Quando

16 de junho de 2018, sábado
Das 15h às 16h30

Entrada gratuita

Distribuição de senhas 60 minutos antes

IMS Paulista

Biblioteca
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP


Sobre a conversa

No dia 16 de junho, sábado, o artista fluminense Vijai Patchineelam participa de uma conversa com o público no IMS Paulista na qual discutirá o processo de criação do seu livro Samba Shiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam, lançado pelo IMS no ano passado. A publicação é o resultado final do projeto contemplado pela Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2016.

No livro, o artista revisita o arquivo fotográfico de seu pai, Sambasiva Rao Patchineelam, cientista que emigrou para o Brasil no final da década de 1960. Sambasiva formou-se em geologia na Índia, fez mestrado e doutorado na Alemanha, antes de desembarcar em Salvador para ministrar aulas na Universidade Federal da Bahia e, logo depois, na Universidade Federal Fluminense, em Niteroi, onde se estabeleceu. A partir da década de 1970, o cientista registrou momentos em família no Brasil, na Índia e em outros países, bem como atividades e viagens profissionais.

Vijai Patchineelam e a artista Dora Longo Bahia foram os vencedores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2016. A edição deste ano está com as inscrições abertas até 29 de junho. Cada bolsa tem o valor de R$ 65 mil, e os selecionados terão um prazo de oito meses para a entrega dos resultados finais dos projetos, que serão incorporados à Coleção de Fotografia Contemporânea do IMS. Os dois projetos ganhadores serão anunciados em julho. 


Sobre Vijai Patchineelam

Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro. É artista visual e doutorando na Academia Real de Belas Artes de Antuérpia e na Universidade de Antuérpia, Bélgica. Apresentou exposições individuais no Centro Cultural São Paulo, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e em galerias na Argentina, no Líbano e na Índia.


Como participar

Entrada gratuita, sujeita à lotação.

Distribuição de senhas 60 minutos antes. Limite de uma senha por pessoa.


Conteúdo relacionado


Loja do IMS



Samba Shiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam
O livro, resultado do projeto contemplado pela Bolsa de Fotografia ZUM/Instituto Moreira Salles em 2016, foi editado pelo artista Vijai Maia Patchineelam, filho de Sambasiva e autor do projeto. Em Samba Shiva, Vijai revisita o arquivo fotográfico de seu pai, cientista que emigrou para o Brasil no final da década de 1970.