Idioma EN
Contraste

Dia Internacional dos Museus

Um Laboratório para Exposições: notas sobre a parceria Kambacua e IMS

Mesa

Com Desirée Santos, Camila Goulart, Jorge Freire e Rafael Braga Lino

Quando

16/5/2022, quinta, às 18h30

Evento gratuito

Mais informações abaixo

Online

Através do Youtube e do Facebook do IMS

O Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, no ano de 2024 traz como tema "Museus, Educação e Pesquisa". Proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, visa uma reflexão sobre a atuação necessária dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. A partir desta temática, a mesa “Um Laboratório para Exposições: notas sobre a parceria Kambacua e IMS” irá refletir sobre a parceria do Instituto Moreira Salles (IMS) com o Coletivo Kambacua que se iniciou em 2023 com a realização do Laboratório de Produção de Exposições. Esta formação teve um caráter inovador ao provocar o encontro do interior da instituição, através de ofícios nem sempre tão vistos, com esses profissionais que já atuam em outras áreas da metrópole. Dessa forma, semelhanças e diferenças foram evidenciadas privilegiando a construção de novos saberes para ambas as partes, promovendo  o fortalecimento da produção cultural e a democratização do acesso ao conhecimento.

Em 2024, a parceria com o IMS segue com a realização da exposição Munguengue: o futuro é dos crias, que traz em seu conceito a história do bairro de Honório, o apagamento histórico e cultural imposto na região e como a arte produzida em contextos periféricos têm apontado novos futuros para esses territórios. A mesa virtual acontece no dia 16 de maio, às 18h30, ao vivo pelo canal do IMS no YouTube e Facebook, contando com a presença de uma integrante do coletivo Kambacua, uma das profissionais que foi interlocutora da formação, e dois membros da Educação do IMS.

 

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.


Vídeo


Sobre os participantes

Desirée Santos
Cria de Madureira formada em arte e tecnologia. Foi arte educadora no programa AmaRio programa de arte e meio ambiente realizado pela secretaria municipal de cultura e People's Palace Projects. Atualmente é curadora do coletivo Kambacua.

 

 

Camila Goulart
Formada em direito, trabalha desde 2007 como produtora cultural. Pós-graduada em História da arte e Arquitetura pela PUC-RJ e em Gestão e políticas culturais pelo Itaú Cultural. É coordenadora da área de Produção de Exposições do IMS.

 

 

Jorge Freire
Gestor e mobilizador cultural com foco em projetos e ações realizados em territórios periféricos. Atuou na gestão pública em espaços como Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Hoje é Supervisor de Ação Social do IMS.

 

 

Rafael Braga Lino
Educador, músico formado pela Escola de Música Villa Lobos e fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares - Observatório de Favelas. Foi curador da exposição Sobreposições, individual do artista João Teodoro. Faz parte da equipe de Educação do IMS desde 2016.


Como participar

Quando

16/5/2024, quinta, às 18h30

Onde

Evento online
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.