Idioma EN
Contraste

Entre tradições e modernidades

Seydou Keïta

Atividade educativa

20 vagas

Parte de Encontro com professores

Quando

29 de setembro de 2018, sábado, das 13h30 às 18h

Entrada gratuita

Inscrição prévia até 27 de setembro

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea – Rio de Janeiro - RJ

“Fotografia é muito bom. É a memória, muito bom.”

A frase é do fotógrafo maliano Seydou Keïta, retratista de diversos habitantes de seu país em um momento de transformação que marcou o processo de independência do Mali, no início dos anos 1960. Suas imagens evidenciam a transição de um olhar europeu, colonizador e distante, para um olhar de empatia, de existência compartilhada e de dignidade do povo africano. 

No conjunto de fotografias (de 1948 a 1962) presente na exposição em cartaz no IMS Rio, é possível observar diversos símbolos tradicionais, as estampas dos vestidos, insígnias religiosas e de irmandades, bem como acessórios, roupas, rádios e automóveis que caracterizam um estilo de vida moderno.

Neste Encontro com Professores no IMS Rio, será realizada uma visita mediada e investigativa pela exposição. Os participantes serão incentivados a perceber, no amplo vocabulário imagético de Seydou, tanto os aspectos históricos, culturais e sociais como os elementos formais, processuais e poéticos da linguagem fotográfica. E, a partir dessa experiência, poderão elaborar estratégias pedagógicas pertinentes aos seus contextos de atuação.

Instagram: @imseduca

Bamako (Mali), entre 1948 e 1963. Foto de Seydou Keïta/ Contemporary African Collection (CAAC) - The Pigozzi Collection

Como participar

É necessário fazer inscrição prévia até 27 de setembro de 2018 por meio de educativo.rj@ims.com.br
Entrada gratuita.

Nº de participantes: 20 pessoas
Pré-requisito: profissionais em exercício
Vagas também para estudantes de licenciatura e educadores de instituições culturais
Com certificado de participação
Mais informações: (21) 3284-7485


Encontro com professores

O Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.

Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.

Mais informações: educativo.rj@ims.com.br ou (21) 3284-7485.


Exposição relacionada


Mais eventos

Mais IMS