Idioma EN
Contraste

Shows, performances, rodas de conversa, exposição fotográfica e sessão de cinema compõem a 3ª edição do evento concebido coletivamente por artistas, curadores, comunicadores e produtores de múltiplos territórios periféricos do Rio de Janeiro.

Ao longo de três dias, no site do IMS e na TV Coragem, o público acompanhará linguagens artísticas que despertam apreciação e reflexões sobre os espaços de arte, as relações com os territórios e os desafios de acessos à vida virtual.


Programação

Sexta, 3/12/2021


Sábado, 4/12/2021


Domingo, 5/12/2021


Atividades em todos os dias do festival


Curadoria

Fotografia
Francisco Valdean

Fotógrafo, professor, pesquisador e curador independente. Desenvolve projetos sobre as paisagens cotidianas das favelas e dos subúrbios do Rio de Janeiro. Coordenou o projeto Imagens do Povo e é criador do Museu MIIM, um acervo histórico-poético das Imagens da Maré.

Foto: Monara Barreto.
Audiovisual
Lorran Dias

É cineasta, artista visual e curador residente na Favela da Maré (RJ), onde também nasceu. É diretor e programador da TV Coragem (2020) e cofundador do coletivo Anarca Filmes (2014). Dirigiu e roteirizou obras exibidas em Brasil, Holanda, Alemanha, Chile, Portugal e Indonésia. Seus últimos trabalhos foram comissionados pelo Museu de Arte do Rio de Janeiro, Instituto Moreira Salles, Pivô Arte Pesquisa e Critical + Creative Social Justice Studies of University of British Columbia (Canadá), entre outras instituições.

Foto: Lucas Affonso.
Música
Taísa Machado

Atriz, roteirista e fundadora do Afrofunk Rio. Trabalhou no roteiro do documentário Quadro Negro e do curta em VR Afrofunk 360 e integrou o grupo Tá na Rua. Atuou e codirigiu o espetáculo A mulher que inventou a dança, apresentou o podcast No passinho do Funk e participou como comentarista no doc Made in Honório.

Foto: Alex Reis
Literatura
Tom Grito

Dedica-se à poesia falada e às microrrevoluções político-sociais onde a poesia incinera, afaga, afeta e transforma. Participou da fundação dos coletivos Tagarela, Slam das Minas RJ e Transpoetas. É residente de pesquisa em artes no MAM-RJ.

Foto: Flávio Salgado
Performance
Renata Tupinambá

Jornalista, produtora, poeta, consultora, curadora, roteirista e artista visual. Fundadora da produtora indígena Originárias Produções, colaboradora do Visibilidade Indígena e cofundadora da Web Rádio Indígena Yandê. Há mais de 13 anos atua na difusão das culturas indígenas.

 


Mais Ação social