Idioma EN
Contraste

Festival ZUM 2020

Roda de conversas

Com fotógrafos, curadores e críticos

Quando

11, 12 e 13 de dezembro de 2020, sexta, sábado e domingo

Evento online e gratuito

Transmissão ao vivo pelo canal da ZUM no YouTube. Haverá tradução simultânea e intérprete em Libras. Mais informações abaixo.

O Festival ZUM 2020 acontece dias 11, 12 e 13 de dezembro e traz debates com nomes da fotografia contemporânea, como Rosana Paulino,  Alfredo Jaar e Teresa Margolles, além do escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak. Também haverá o lançamento da revista ZUM #19. Em edição online, o evento será transmitido pelo YouTube da ZUM.

O festival terá tradução simultânea e intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Programação

Mesa 1 | 11/12/2020, sexta, às 18h30

A política da imagem: Um ensaio abre-alas

Com Lilia Schwarcz

Aula aberta sobre o papel das imagens na construção dos discursos de poder, a partir da análise visual do noticiário político recente e da história do país, de D. Pedro a Jair Bolsonaro, de Getúlio Vargas a Donald Trump.

Mesa 2 | 11/12/2020, sexta, às 20h

A quem pertence a história?

Com Rosana Paulino e Denise Ferreira da Silva

A artista Rosana Paulino conversa sobre seu trabalho com a filósofa Denise Ferreira da Silva, investigando temas como a história das pessoas negras, a violência racial e o papel da arte geométrica latino-americana no disfarce de nosso passado colonial.

Mesa 3 | 12/12/2020, sábado, às 15h

A imaginação feminista radical

Com Carmen Winant e Roxana Marcoci

A artista norte-americana conversa com a curadora de fotografia do MoMA/NY sobre seu trabalho com fotografias de arquivo e seus livros Meu parto e Notas sobre a alegria fundamental, que mostra comunidades alternativas fundadas por mulheres.

Limite de 100 pessoas na tradução simultânea em português

Mesa 4 | 12/12/2020, sábado, às 17h

A política da imagem

Com Alfredo Jaar e Thyago Nogueira

O artista chileno radicado nos Estados Unidos conversa com o editor da revista ZUM sobre as políticas que governam a produção e a circulação de imagens, mostrando as implicações econômicas e sociais ligadas ao ato de ver, bem como nossa responsabilidade como espectadores.

Limite de 100 pessoas na tradução simultânea em português

Mesa 5 | 13/12/2020, domingo, às 15h

A violência da América Latina

Com Teresa Margolles e Gabriela Rangel

A artista mexicana Teresa Margolles, formada em patologista forense, conversa com a diretora do Malba, de Buenos Aires, sobre seus trabalhos que mostram os reflexos sociais das políticas públicas do México, principalmente ligados ao tráfico de drogas, à pobreza e à violência contra as mulheres.

Limite de 100 pessoas na tradução simultânea em português

Mesa 6 | 13/12/2020, domingo, às 17h

Contra um novo fim do mundo

Com Denilson Baniwa e Ailton Krenak

O artista Denilson Baniwa e o intelectual Ailton Krenak conversam sobre como resistir ao apagamento da memória indígena pelo sistema da arte ocidental.


Sobre os participantes

Mesa 1

Lilia Schwarcz é historiadora, doutora em antropologia social e professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na USP. É autora de As barbas do imperador (Companhia das Letras, 1998), vencedor do Prêmio Jabuti em 1999, entre outros. Atualmente é curadora adjunta do Masp.

Mesa 2

Rosana Paulino é artista e suas obras integram o acervo do MAM-SP, Universidade do Novo México e Museu Afro-Brasil. Exposições recentes incluem: Rosana Paulino – A costura da memória (2018), na Pinacoteca de São Paulo e Histórias Afro Atlânticas (2018), no Masp e Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Seu trabalho novo integra a revista ZUM #19.

Denise Ferreira da Silva é professora e diretora do The Social Justice Institute / GRSJ da University of British Columbia. É autora do livro Toward a global idea of race (University of Minnesota Press, 2007)e editora-chefe da série de livros Law, race and the postcolonial, publicada pela Routledge/Cavendish.

Mesa 3

Carmen Winant  é artista e escritora, autora do fotolivro My Birth (Self Publish Be Happy, 2018) e Notes on Fundamental Joy (Printed Matter, 2019). Participou com a instalação My Birth da exposição Being: New Photography (2018), no Museu de Arte Moderna de Nova York. Seu trabalho novo integra a revista ZUM #19.

Roxana Marcoci é curadora sênior de fotografia no Museu de Arte Moderna de Nova York e preside o grupo da Europa Central e Oriental do C-MAP do MoMA (Perspectivas de Arte Contemporânea e Moderna em um mundo global). Colabora com as publicações Aperture, Art in America, Art Journal e Mousse.

Mesa 4

Alfredo Jaar é artista, arquiteto e cineasta. Participou de diversas Bienais de Veneza e São Paulo e da Documenta em Kassel. Tornou-se um Guggenheim Fellow em 1985 e um MacArthur Fellow em 2000. Em 2018 recebeu o Hiroshima Art Prize e em 2020 o Hasselblad Award.

Thyago Nogueira é Editor-chefe da revista de fotografia ZUM e coordenador da área de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles, Brasil.

Mesa 5

Teresa Margolles é artista e examina as causas sociais e consequências da morte, da destruição e da guerra civil. Suas obras estão em coleções de instituições no mundo todo, como o Centre Georges Pompidou, na França, o Fotomuseum Winterthur, na Suíça e o Tate Modern, no Reino Unido. Seu trabalho novo integra a revista ZUM #19

Gabriela Rangel é curadora, crítica e escritora. Foi diretora e curadora-chefe de Artes Visuais da Americas Society em Nova York entre 2004 a 2019.

Mesa 6

Denilson Baniwa é artista visual. Iniciou sua trajetória em espaços de resistência e ligados a movimentos indígenas da região amazônica. Participou da 33a Bienal de São Paulo. Venceu o prêmio PIPA Online 2019 e participou da 22a Bienal de Sidney, em 2020.

Ailton Krenak é ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. Publicou recentemente Ideias para adiar o fim do mundo (Companhia das letras, 2019), A vida não é útil  (Companhia das letras, 2020) e O amanhã não está à venda (Companhia das letras, 2020).


Como participar

Quando
11, 12 e 13 de dezembro de 2020, sexta, sábado e domingo

Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da Zum.


Mais eventos

Mais IMS