Idioma EN
Contraste

Festival ZUM 2021

Conversas

Com fotógrafos, curadores, ativistas, escritores e artistas

Quando

22 a 26/11/2021, segunda a sexta

Evento online e gratuito

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook. Convocatória transmitida via Zoom

O Festival ZUM 10 anos acontece de 22 a 26 de novembro, com debates candentes em torno da fotografia contemporânea, com a presença de Rafael Pavarotti, Isaac Julien, Rosângela Rennó, María Belén Correa, do Arquivo Trans da Argentina, Laura Erber e mais. O Festival marca o lançamento da revista ZUM #21. Em edição online, o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook da ZUM, com tradução simultânea e em Libras.

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube da ZUM e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook da revista. A convocatória será transmitida via Zoom.


22/11/2021, segunda

17h30

Mesa 1 - A moda na encruzilhada

Com Rafael Pavarotti e Thyago Nogueira

Capa da ZUM #21, o fotógrafo paraense Rafael Pavarotti conversa com Thyago Nogueira, editor da ZUM, sobre suas imagens que reinventam o ensaio de moda encarnando sua história e a diversidade de corpos do Brasil e da África.

Rafael Pavarotti (Belém, PA, 1993) é fotógrafo de moda há mais de 15 anos,  contribuindo com grifes como a Dior e com as revistas Vogue Paris, Dazed e i-D, entre outras.

 

 

Thyago Nogueira é coordenador da área de fotografia contemporânea do IMS e editor da revista ZUM

 

 


23/11/2021, terça

14h

Convocatória de fotolivros

Com equipe ZUM, editores e autores da convocatória de fotolivros

Neste evento, autores das obras selecionadas para a exposição de Fotolivros do Festival ZUM 2021, em cartaz a partir do dia 23/11 na Biblioteca do IMS Paulista, comentam sobre a pesquisa e a produção dos livros.

A conversa será realizada através da plataforma Zoom.
Em breve o link da sala estará disponível.

17h30

Mesa 2 - Fotografia além do visível

Com Rosângela Rennó e Fabiana Moraes

A artista Rosângela Rennó conversa com a jornalista Fabiana Moraes sobre o papel central da fotografia em sua obra, e seu potencial para revelar (e esconder) as relações de poder na sociedade.

Fabiana Moraes (Recife, PE) é jornalista, professora e pesquisadora do Núcleo de Design e  Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (NDC/UFPE). Autora de cinco livros, entre eles O nascimento de Joicy (Arquipélago Editorial, 2015).

 

 

Rosângela Rennó (Belo Horizonte, 1962) formou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard e em Arquitetura pela UFMG. É doutora em Artes pela ECA/USP. Sua obra é marcada por apropriação de imagens descartadas, encontradas em mercados de pulgas e feiras, e pela investigação das relações entre memória e esquecimento. Sua exposição Pequena ecologia da imagem está em cartaz na Pinacoteca de São Paulo.


24/11/2021, quarta

17h30

Mesa 3 - A vida e os tempos de Frederick Douglass

Com Isaac Julien

Em aula-palestra com 1 hora de duração, o artista e cineasta Isaac Julien reflete sobre o legado do abolicionista afro-americano Frederick Douglass, a pessoa mais fotografada do século 19, e sua vida de luta por justiça social.

Isaac Julien (Londres, 1960) é cineasta e artista. Seu trabalho integra coleções de museus no mundo inteiro, como o Tate de Londres, o MoMA de Nova York e o Centro Pompidou em Paris. Participou da 57a Bienal de Veneza na inauguração do Pavilhão da Diáspora, em 2017. No mesmo ano, foi premiado com o título de Comandante da Excelentíssima Ordem do Império Britânico (CBE).


25/11/2021, quinta

17h30

Mesa 4 - Arquivo trans

Com María Belén Correa e Amara Moira

Criadora do Arquivo da Memória Trans da Argentina, a ativista María Belén Correa debate a relação entre fotografia, identidade de gênero e democracia com a escritora transsexual Amara Moira.

María Belén Correa (Argentina) é ativista trans pelos direitos das minorias sexuais, das pessoas LGBTI e das pessoas transexuais. Fundou, com Claudia Pía Baudracco, a Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros Argentinas, que presidiu entre 1995 e 2001. Criou o projeto o Archivo de la Memoria Trans de Argentina, em 2012.

 

 

Amara Moira (Campinas, SP, 1985) é uma escritora transexual, feminista, professora de literatura e autora do livro E se eu fosse puta (Hoo Editora, 2016)


26/11/2021, sexta

17h30

Mesa 5 - Monumentos na guerra das imagens

Com Laura Erber, Paulo Galo e Marlene Bergamo

A pesquisadora Laura Erber discute com o ativista Paulo Galo e a jornalista Marlene Bergamo as alternativas do campo progressista nas atuais disputas iconoclastas, entre as imagens de violência e a violência das imagens.

Laura Erber (Rio de Janeiro, RJ, 1979) é escritora, ensaísta, artista visual e professora. Doutora em literatura pela PUC-Rio. Publicou quatro livros de poesias, entre eles, Os corpos e os dias (Editora de Cultura, 2008), finalista do Prêmio Jabuti. Cofundadora da Zazie Edições.

 

 

Paulo Roberto da Silva Lima (Galo) é um ativista contra a precarização do trabalho, líder do Movimento dos Entregadores Antifascistas e militante do coletivo Revolução Periférica.

 

 

Marlene Bergamo é repórter-fotográfica, colaborou para veículos como o extinto jornal Notícias Populares e o jornal Folha de S. Paulo. Vive e trabalha em São Paulo e é coautora dos livros Brasil Bom de Bola e Carandiru. Foi presidente da AIC Papel Jornal, ONG responsável por aproximar jovens de periferia de São Paulo ao jornalismo. Atua também como colaboradora voluntária em mídias independentes.


Como participar

Quando
22 a 26/11/2021, segunda a sexta

Eventos online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.

Mesas: transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube da ZUM e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook da revista.
Convocatória: 300 vagas. Transmissão ao vivo pela plataforma Zoom.

Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.


Na loja do IMS

ZUM 21

A publicação traz dois ensaios de Rafael Pavarotti que, junto com a pesquisadora Hanayrá Negreiros, analisa como suas fotos reinventaram o ensaio de moda. A edição #21 traz também trabalhos de Poulomi Basu, Lola Olufemi, Deborah Willis, Laia Abril, Laura Erber, Victor Sira, Gordon Parks, entre outros.


A revista ZUM

A revista ZUM é uma publicação do IMS dedicada ao universo fotográfico que, por meio de ensaios, textos e entrevistas, provoca a reflexão sobre a estética, narrativas e conceitos da linguagem fotográfica.