A fotografia através do olhar amador

Curso

4 aulas com Lívia Aquino

Parte de Histórias da fotografia - parte II

Quando

8, 15, 22 e 29/5.
Terças, das 19h às 21h.

Inscrição

Até a primeira aula do módulo
R$ 200. Vendas pelo Eventbrite

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Instantâneo anônimo da coleção Robert E. Jackson.

Sobre o curso

A presença da imagem fotográfica no mundo ganha força com a criação de uma indústria voltada para o amador em fins do século XIX, um tipo social que se define desde esse período produzindo cada vez mais fotografias e, de algum modo, compartilhando essa experiência mesmo antes do tempo das redes sociais. O curso busca esmiuçar a construção desse sujeito e refletir como todos são, em certa medida, fotógrafos amadores.


Inscrição

Inscrições até a primeira aula.

4 aulas, R$ 200. Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.
Vendas apenas pelo Eventbrite.


Sobre Lívia Aquino

Pesquisadora, professora e artista. Coordena a pós-graduação em fotografia da Faap. É autora do livro Picture Ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo, publicado com apoio do Prêmio Marc Ferrez.


Programa

1) O contexto que faz emergir o amador. Consumo e circulação da fotografia na segunda metade do século XIX. Quem é e como atua o fotógrafo nesse período e sua relação com o amador. A produção inicial do fotógrafo amador.

2) A construção de uma indústria voltada para o amador. O caso Kodak: surgimento, avanço nos Estados Unidos, desdobramentos e ações em outros países, protocolos e produtos para o amador. Como acontece no Brasil. Outras indústrias e relações.

3) Possíveis implicações da presença da fotografia amadora no mundo moderno. Quem e o que produz. Como circulam essas imagens. Imaginário e subjetivação: viver com e por meio das imagens na segunda metade do século XX.

4) Como chegamos ao presente, o meio e o contexto de circulação da fotografia que ainda se nomeia como amadora. Todos podem ser o fotógrafo amador. A ambivalência da experiência com a imagem: produzir, consumir, arquivar, salvar, compartilhar, apagar, não ver. O que ainda se pode falar sobre a memória.