Fotografia: projetos

Oficina

Com Celina Yamauchi

Parte de Cursos e oficinas 2019/2

Quando

A partir de 17 de setembro de 2019, terças, das 19h às 21h30

Ingressos

ESGOTADO (lista de espera disponível). Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Aulas que estimulam a produção fotográfica e a busca por relações significativas entre recursos técnicos e questões visuais de ordem construtiva, comunicativa e expressiva.

A partir de exercícios de análise e edição do material de cada participante haverá o reconhecimento de possíveis caminhos para pesquisas fotográficas e indicação de referências das artes visuais.

Pré-requisitos: A oficina é voltada para os que já possuem domínio da técnica da fotografia e pretendem se iniciar em questões específicas da linguagem visual e de edição.


Como participar

ESGOTADO (lista de espera disponível).

Quando
17 e 24 de setembro, 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro, 5, 12, 19 e 26 de novembro e 3 de dezembro de 2019, terças, das 19h às 21h30

R$480, por 12 encontros
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.

12 vagas


Sobre Celina Yamauchi

É artista e professora de fotografia na Faap e na Belas Artes. É responsável pela organização das atividades dos ateliês do IMS Paulista.


Programa

1) Breve relato sobre as experiências de cada participante. Contextualização histórica do que se define e se apresenta como fotográfico.
2) Apresentação das produções individualmente. Organização de subgrupos por afinidade de pesquisa.
3) Reflexão sobre o ensaio fotográfico, noções de série, sequência e narrativa. Proposta de atividade: seleção de 12 imagens para produção de fotolivro estruturado por corte e dobras.
4) Definição da sequência de imagens. Noções básicas de gerenciamento de cor em sistemas de visualização e impressão de imagens fotográficas.
5) Impressão das folhas de contato. Apreciação coletiva da produção imagética.
6) Dobradura dos bonecos. Início de tratamento digital dos arquivos. Processamento de material analógico e/ou digitalização de negativos. Primeiros testes de impressão.
7) Palestra sobre a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, editais de fotografia e inscrição de projetos fotográficos.
8) Tratamento e impressão de fotografias digitais. Laboratório analógico e digitalização.
9) Impressão dos livretos e montagem.
10) Impressão dos livretos e montagem.
11) Impressão de outros ensaios. Ampliação de negativos.
12) Apresentação das produções individuais.


Datas anteriores

2019, 1º semestre
4, 11, 18 e 25 de abril, 2, 9, 16, 23 e 30 de maio, 6, 13 e 27 de junho de 2019, quintas, das 19h às 21h30
Os interessados deverão se inscrever na oficina para entrar na lista de espera e aguardar e-mail de contato com as indicações para envio de material fotográfico. Os autores selecionados serão notificados para efetivação da matrícula.


Cursos e oficinas no IMS Paulista

Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.