Fotografia: projetos

Oficina

Com Celina Yamauchi

Quando

A partir de 4 de abril de 2019, às quintas, das 19h às 21h30

Inscrição

Vendas pelo Eventbrite. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Aulas que estimulam a produção fotográfica e a busca por relações significativas entre recursos técnicos e questões visuais de ordem construtiva, comunicativa e expressiva.
A partir de exercícios de análise e edição do material de cada participante haverá o reconhecimento de possíveis caminhos para pesquisas fotográficas e indicação de referências das artes visuais.

Pré-requisitos: A oficina é voltada para os que já possuem domínio da técnica da fotografia e pretendem se iniciar em questões específicas da linguagem visual e de edição.


Como participar

Os interessados deverão se inscrever na oficina para entrar na lista de espera e aguardar e-mail de contato com as indicações para envio de material fotográfico. Os autores selecionados serão notificados para efetivação da matrícula.

Quando: 4, 11, 18 e 25 de abril, 2, 9, 16, 23 e 30 de maio, 6, 13 e 27 de junho, quintas, das 19h às 21h30

R$ 480, por 12 encontros
12 vagas

Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em todos os encontros (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).


Sobre Celina Yamauchi

É artista e professora de fotografia na Faap e na Belas Artes. É responsável pela organização das atividades dos ateliês do IMS Paulista.


Programa

1) Breve relato sobre as experiências de cada participante. Contextualização histórica do que se define e se apresenta como fotográfico.
2) Apresentação das produções individualmente. Organização de subgrupos por afinidade de pesquisa.
3) Reflexão sobre o ensaio fotográfico, noções de série, sequência e narrativa. Proposta de atividade: seleção de 12 imagens para produção de fotolivro estruturado por corte e dobras.
4) Definição da sequência de imagens. Noções básicas de gerenciamento de cor em sistemas de visualização e impressão de imagens fotográficas.
5) Impressão das folhas de contato. Apreciação coletiva da produção imagética.
6) Dobradura dos bonecos. Início de tratamento digital dos arquivos. Processamento de material analógico e/ou digitalização de negativos. Primeiros testes de impressão.
7) Palestra sobre a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, editais de fotografia e inscrição de projetos fotográficos.
8) Tratamento e impressão de fotografias digitais. Laboratório analógico e digitalização.
9) Impressão dos livretos e montagem.
10) Impressão dos livretos e montagem.
11) Impressão de outros ensaios. Ampliação de negativos.
12) Apresentação das produções individuais.