O fotolivro é por natureza um espaço de expressão que acontece no encontro de linguagens e mídias. Para além da fotografia e do design editorial, incontornáveis para a produção de um fotolivro, o grupo de estudos se debruçará sobre um conjunto de obras que conversam com outras práticas artísticas, como a pintura, a arte conceitual, a performance e o cinema. Os títulos selecionados – entre obras históricas e contemporâneas – seguem sendo livros fotográficos, mas os gestos que os constituem enquanto objetos artísticos por vezes ultrapassam o fotografar, expandindo as fronteiras da especificidade da fotografia.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de acordo com a necessidade dos participantes.
1 - Fotolivros e a metalinguagem da fotografia
Livros pautados predominantemente no gesto fotográfico, na fotografia como espaço de expressão subjetiva do autor, embora com uma reflexão mais apurada sobre a imagem e sua função social.
2 - Fotolivros e a pesquisa conceitual
Projetos fotográficos que adotam procedimentos que pré-determinam o que e como será fotografado.
3 - Fotolivros e o cinema
Livros cuja edição, em termos de sequência e ritmo, é responsável pela construção de uma narrativa com fortes aspectos cinematográficos, ou, por outro lado, é responsável por dissecar narrativas audiovisuais e seus procedimentos.
4 - Fotolivros e a performance
Produções em que as imagens são construídas a partir da performance do/a artista e cenas pensadas para a câmera.
5 - Fotolivros, a pintura e o desenho
Títulos em que aspectos da produção pictórica são predominantes na construção da imagem, com influências, por exemplo, do gênero natureza morta.
6 - O fotolivro como museu
Livros em que o códex se transforma numa espécie de espaço expositivo e o autor um curador, promovendo frequentemente o encontro de imagens de origens distintas, reordenadas em torno de um conceito.
7 - Fotolivros e a ficção
Projetos nos quais, por meio da fotografia e outros recursos gráficos e textuais, outro mundo narrativo é criado, por vezes inverossímil.
8 - Fotolivros e a ontologia da imagem
Livros que radicalizam a reflexão sobre a imagem, seu significado, modos de produzir e circulação.
É pesquisadora e educadora dedicada ao pensamento crítico da imagem, doutoranda em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. Atuou como pesquisadora na Base de Dados de Livros de Fotografia (2020-2022), na curadoria e mediação das conversas do festival Imaginária (2021-2024) e como professora em cursos livre e de pós-graduação. Escreve sobre fotografia, com textos publicados no site das revistas ZUM / IMS e SeLecT. Atualmente trabalha como bolsista FAPESP no projeto de pesquisa "Geopolíticas institucionais: arte em disputa nas mostras internacionais circulantes no Brasil (1948-1978)”.
Quando
6, 13, 20, 27/5 e 3, 10, 17 e 24/6/2025, terças, das 18h30 às 20h30
Onde
IMS Paulista
Biblioteca de fotografia
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Inscrição
8 encontros, R$ 120 (inteira) R$ 60 (meia)
Lugares limitados (15 vagas)
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todas as oficinas, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de acordo com a necessidade dos participantes.
As informações completas sobre datas e horários de abertura e fechamento de inscrições estão no formulário abaixo.