Idioma EN
Contraste

imagineRio

Vistas Situadas do Rio de Janeiro

Conversas + oficinas

Com representantes de instituições culturais e governamentais

Quando

25 e 26/11/2022, sexta e sábado

Evento gratuito

Lugares limitados.

Mais informações abaixo.

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea – Rio de Janeiro - RJ

Enseada de Botafogo, Basílica Imaculada Conceição e o Morro do Corcovado. Rio de Janeiro, 1910 circa. Coleção Gilberto Ferrez/Acervo IMS

Este evento marca a conclusão da colaboração entre o IMS e a Universidade de Rice (Houston) em torno da plataforma imagineRio, indicando a continuidade dessa parceria em direção a outras instituições cariocas.

No primeiro dia será apresentado um panorama da plataforma imagineRio e os resultados do projeto Vistas Situadas do Rio de Janeiro, desenvolvido com apoio da Fundação Getty. Na sequência, três mesas redondas receberão representantes de instituições culturais e governamentais para discutir os seguintes temas: conteúdo, educação e sustentabilidade sócio-técnica.

No segundo dia serão organizadas duas oficinas simultâneas em torno de ferramentas associadas ao projeto: a de contação de histórias Narrativas do imagineRio e a plataforma de georreferenciamento colaborativo Smapshot.


Programação

25/11/2022, sexta

Local: auditório IMS Rio

13h30 às 15h30: Apresentação dos resultados do projeto Vistas Situadas do Rio de Janeiro
Com Asla Sá, Bruno Buccalon (Universidade de Rice), Davi Teodoro, David Heyman, Farès el-Dahdah (Universidade de Rice), Lino Teixeira (Observatório de Favelas), Tomás Ferranti

 

16h às 16h55: Mesa redonda | Conteúdo: Mapas, plantas e vistas
Com Andres Passaro (FAU-UFRJ), Lino Teixeira (Observatório de Favelas), Joaquim Marçal (Biblioteca Nacional), Leandro Souza (Instituto Pereira Passos) e Suzane Mayer (AGCRJ). Mediação Sergio Burgi (IMS)

 

16h55 às 17h50: Mesa redonda | Educação: ImagineRio como ferramenta educacional e social
Com Deborah Fontenelle (CAp-UERJ/UFRJ), Higor Ferreira (Colégio Pedro II/@questaodehistoria) e Jorge Freire (IMS). Mediação Alida Metcalf (Universidade de Rice)

 

18h às 19h: Mesa redonda | Sustentabilidade: apropriação e enraizamento
Com Alida Metcalf (Universidade de Rice), Felipe Mandarino (Instituto Pereira Passos), Lauro Cavalcanti (Casa Roberto Marinho) e Sergio Burgi (IMS). Mediação Farès el-Dahdah (Universidade de Rice)

 

Os eventos de sexta terão interpretação em Libras.

 

 

 

26/11/2022, sábado

10h às 12h: Workshop Narrativas
Com Bruno Buccalon (Universidade de Rice) e Alida Metcalf (Universidade de Rice)
Local: auditório IMS Rio | Capacidade: 100 pessoas

Reunião aberta do grupo de usuários das Narrativas do imagineRio, uma ferramenta para a escrita de histórias interativas sobre o passado e o presente da cidade do Rio de Janeiro. Após uma breve apresentação da ferramenta, os participantes discutirão seus potenciais usos pedagógicos, tanto na educação básica como no ensino superior.

10h às 12h: Workshop Smapshot-athon
Com Martim Passos (IMS)
Local: Sala de aula do IMS Rio | Capacidade: 20 pessoas

Nesta oficina será apresentada a técnica de monoplotagem, que permite determinar o ponto de tomada de uma fotografia através da mediação com um modelo digital de terreno (MDT) e realizar alguns tipos de análise e visualização. Os participantes serão convidados a contribuir geolocalizando imagens do Rio disponíveis no Smapshot, uma plataforma online que emprega a técnica para coletar dados geográficos de maneira colaborativa.

Para a oficina Smapshot-athon é recomendado trazer seu próprio computador.

 


participantes

Alida Christine Metcalf
Historiadora do Rio de Janeiro, o Mundo Luso-Atlântico, e Cartografia Histórica. É Professora Titular na Universidade de Rice em Houston (EUA). Recentemente publicou Os papéis dos intermediários na colonização do Brasil e Mapping an Atlantic World. Para seu próximo livro pretende escrever sobre a história das águas no Rio de Janeiro.

Andres Passaro
Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) da FAU UFRJ. Arquiteto pela FAU-UFRJ (1990), mestre pela FAU-USP (1996) e doutor pela ETSA de Barcelona – UPC (2004), é professor associado 3 da FAU UFRJ e do programa de pós-graduação em urbanismo.

Bruno Buccalon
Doutorando em História na Universidade de Rice, onde estuda história ambiental latino-americana. Atualmente pesquisa a relação entre patrimônio e memória ambiental no processo de criação do Parque Nacional da Tijuca durante o século XX.

Davi Teodoro
Arquiteto e Urbanista pela UFRJ, integra desde 2019 o Axis Maps, uma equipe multidisciplinar responsável por trazer à vida projetos cartográficos para o ambiente web como o imagineRio.

David Heyman
Cofundador da Axis Maps, empresa global de mapeamento interativo. Desde sua fundação em 2006, produziu mapas para o jornal The New York Times, o Banco Mundial, o Smithsonian, a Merck e o History Channel. Consultor do Escritório de Emergências da ONU. Vive em Lichfield, Inglaterra, com sua família, onde ensina futebol para crianças.

Deborah Fontenelle
Professora Assistente de Geografia do CAp-UERJ. Atua nas áreas de Geografia Histórica, História Social e Ensino de Geografia. É doutoranda no PPGHIS-UFRJ, pesquisando as lutas por liberdade no Rio de Janeiro na construção de um cenário pró-abolição. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Rice, no projeto imagineRio.

Farès el-Dahdah
Leciona na Universidade de Rice, onde atua como professor de História de Arte e Arquitetura. Tem escrito extensivamente sobre a arquitetura moderna brasileira. Sua pesquisa atual foca em projetos de geomapeamento histórico que descrevem cidades ao longo do tempo, como já existiram e como foram imaginadas.

Felipe Cerbella Mandarino
Geógrafo, trabalha desde 2008 no Instituto Pereira Passos, onde atualmente ocupa a posição de Coordenador Técnico de Informações da Cidade. Tem experiência em sistemas de informações geográficas e ciência das mudanças climáticas e é o coordenador do Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB).

Higor Ferreira
Doutor em História pela UFRJ. Atua como professor de educação básica e na pós-graduação em ensino de história da África no Colégio Pedro II. Enquanto acadêmico, produz artigos e material audiovisual a respeito da história da escravidão no Brasil e história da África. Nas redes sociais compartilha suas produções no perfil @questaodehistoria, refletindo sobre a trajetória histórica da comunidade negra brasileira e temáticas históricas contemporâneas.

Joaquim Marçal
Doutor em História Social pela UFRJ, é pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, onde atualmente coordena a Biblioteca Nacional Digital. Idealizou e coordenou o projeto de resgate da coleção de fotografias de d. Pedro II, hoje inscrita no programa Memória do Mundo, da Unesco. Leciona nos departamentos de Artes & Design e de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e no curso de pós-graduação Fotografia e Imagem, da UCAM. É autor, entre outros, de História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900 (Elsevier, 2004) e curador da exposição Sebastião Salgado – territoires et vies (Biblioteca Nacional de França, 2005).

Jorge Freire
Supervisor da área de Ação Social/Educação do IMS.

Lauro Cavalcanti
Arquiteto e antropólogo. Autor de vários livros sobre modernismo. Professor da Escola Superior de Desenho Industrial/ Uerj. Curador de exposições, diretor do Paço Imperial (1992-2014). A partir de 2014 dirige a Casa Roberto Marinho. Tem artigos publicados em numerosas revistas especializadas nacionais e estrangeiras. Conselheiro da Fundação Oscar Niemeyer e da Casa Lucio Costa.

Leandro Souza
Geógrafo pela UFRJ (2008), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (2014) e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pelo IUPERJ/UCAM (2016). Geógrafo concursado da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, lotado no Instituto Pereira Passos – IPP (2008), onde ocupa o cargo de Gerente de Cartografia desde 2016.

Lino Teixeira
Arquiteto urbanista pela PUC-Rio, pesquisador e ativista na área de políticas urbanas. Desde 2014 integra o Observatório de Favelas e atua no Eixo de Políticas Urbanas. Nesta caminhada, trabalhou em outras organizações da sociedade civil no conjunto de favelas da Maré, como a Redes da Maré e o Instituto Maria e João Aleixo. Realiza mestrado em Geografia pela UFF pesquisando as relações entre o funk e as favelas na cidade do Rio de Janeiro.

Martim Passos
Arquiteto e urbanista pela FAU USP, estudou fotografia na Parsons The New School for Design como bolsista do programa Ciências sem Fronteiras. Foi coordenador do projeto "Vistas Situadas do Rio de Janeiro", uma colaboração entre o Instituto Moreira Salles e a plataforma imagineRio. Atualmente trabalha pesquisando e implementando soluções de processamento e difusão do acervo fotográfico do IMS.

Sergio Burgi
Coordenador e curador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais pela USP em 1981, cursou o mestrado (MFA) em Conservação Fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology (NY, EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Artes, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991.

Suzane Mayer
Historiadora e arquivista, mestra em História Social pela UNIRIO e especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Foi estagiária do Instituto Moreira Salles e participou do Projeto imagineRio, catalogando fotografias entre os séculos XIX e XX. Está na Subgerência II de Documentação Especial do AGCRJ.

Tomás Ferranti
Estagiário na área de Ciência de Dados focado na inovação da gestão inteligente de preços da Proffer. Bacharelado em Matemática Aplicada, atualmente cursa uma segunda graduação em Ciência de Dados pela FGV-RJ. Também programa projetos de ferramentas de visão computacional, mesma área de seu trabalho final em Matemática.


Como participar

Quando
25 e 26/11/2022, sexta e sábado

Entrada gratuita
Lugares limitados

 

PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS RIO ►

O uso da máscara é recomendado. 


Sobre o projeto

O imagineRio é um atlas digital pesquisável que ilustra a transformação social e urbana da cidade do Rio de Janeiro. A plataforma reúne mapas, fotos e ilustrações que podem ser simultaneamente pesquisados, visualizados e comparados.


Conteúdo relacionado