Investigação poética

Encontro com professores

20 vagas
Parte de Encontro com professores

Quando

9 de agosto de 2018, quinta,
Das 18h30 às 21h30

Entrada gratuita

Inscrição prévia até 8/8/2018 por meio de educativo.paulista@ims.com.br

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Videoinstalação de Douglas Gordon. Îles flottantes, (Se Monet encontrasse Cézanne, em Montfavet), 2008 © Studio lost but found / VG Bild-Kunst, Bonn 2018

Sobre a atividade

No encontro será realizada uma visita mediada à exposição Îles Flottantes (Se Monet encontrasse Cézanne, em Montfavet) do artista escocês Douglas Gordon.

Os professores serão convidados a produzir vídeos que investiguem algumas questões comumente presentes no universo das artes visuais e também propostas pelo artista nesta obra, na qual Gordon inverte o fluxo da água no jardim do Palácio da Fundação Lambert, no bairro de Montfavet no sul da França, deixando crânios flutuar, como uma alusão a uma série de naturezas-mortas que Cézanne pintou, compostas por conjuntos de crânios colocados sobre uma mesa. Essas pinturas se encaixam no gênero tradicional de vanitas, obras simbólicas que refletem a transitoriedade da vida.

Gordon estabelece uma tensão entre duas maneiras opostas e complementares de ver o mundo, exclusivas de dois mestres impressionistas: a transparência e a docilidade das reflexões no jardim inundado, uma característica do aquático Monet. Cenas contrastam com a consistência volumétrica e a concentração luminosa de Cézanne.

As especificidades da linguagem do vídeo, em relação à linguagem fotográfica, serão discutidas e exploradas nas composições e narrativas criadas pelos professores na proposta prática. Os resultados serão projetados e assistidos em grupo.

Em um segundo momento, será proposta uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho a serem realizados em sala de aula a partir de uma obra e produção desta natureza.


Como participar

Atividade destinada a profissionais em exercício e educadores de instituições culturais. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia até 8 de agosto por meio de educativo.paulista@ims.com.br

Nº de participantes: 20 pessoas
Pré-requisito: profissionais em exercício 
Vagas também para educadores de instituições culturais
Com certificado de participação
Mais informações: (11) 2842-9120 ou educativo.paulista@ims.com.br


Encontro com Professores

Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.

Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.


Exposição relacionada