Idioma EN
Contraste

Jogos fotográficos

Montagem e processo em fotografia

Curso

4 encontros com Luciano B. Costa

Quando

Datas a definir

Inscrição

Mais informações em Como participar

IMS Poços

Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG

Sem Título. São Paulo, SP. Fotografia de Geraldo de Barros

A ampliação do que podemos chamar de “fotográfico” trouxe novas possibilidades de exploração das imagens para além de seus aspectos indiciais. A manipulação digital, a incorporação definitiva da imagem fotográfica pela prática artística, abriu um espaço de experimentação que se desenvolve, frequentemente, por entrecruzamentos entre diferentes matrizes visuais.

A introdução ao universo da fotografia identificada, predominantemente, pelo domínio técnico do aparelho e de seus princípios básicos de uso da linguagem fotográfica, tem hoje outras possibilidades de aprendizado. Uma delas é pensar o registro fotográfico como parte de um processo mais amplo com desdobramentos imprevistos, em que a experimentação domina sobre a concepção de uma obra documental acabada. Há, então, um campo de experimentação e inserção a modos de produção artística-fotográfica de interesse tanto àqueles que têm um trabalho já em andamento quanto a iniciantes.

Exemplo disso é a produção artística posterior aos anos 50 trazendo uma diversidade de trabalhos que incorpora a fotografia de múltiplas maneiras: 1) em seu aspecto tradicional, fotografia como documento expressivo, ou então; 2) fotografia como meio de apropriação e deslocamento de objetos e referências espaciais; 3) fotografia como parte de processos de colagem podendo valer-se de reutilizações sucessivas de uma mesma imagem original.

O curso aqui apresentado pretende trabalhar particularmente a partir deste último item, ou seja, promover “jogos fotográficos”, em que fotografias iniciais dentro de um tema proposto são disparadoras de uma sucessão de reelaborações em que serão exercitadas práticas de colagem, intervenção gráfica, (re)fotografia, ampliação, sequenciação e montagem de “fanzines” fotográficos.

Tem-se como referência os trabalhos de artistas como David Hockney e Rauschenberg associados à prática fotográfica usual visando a valorização do processo como elemento definidor do trabalho final.

Material necessário para o primeiro dia de aula
Sequência de 6 a 12 fotografias de um mesmo tema, impressas no tamanho mínimo de 13x18cm ou 1/2 A4, câmera fotográfica, lápis, papel, tesoura e computador (será utilizado em uma das datas a ser comunicada previamente).


Sobre Luciano B. Costa


Como participar


Programa