A ampliação do que podemos chamar de “fotográfico” trouxe novas possibilidades de exploração das imagens para além de seus aspectos indiciais. A manipulação digital, a incorporação definitiva da imagem fotográfica pela prática artística, abriu um espaço de experimentação que se desenvolve, frequentemente, por entrecruzamentos entre diferentes matrizes visuais.
A introdução ao universo da fotografia identificada, predominantemente, pelo domínio técnico do aparelho e de seus princípios básicos de uso da linguagem fotográfica, tem hoje outras possibilidades de aprendizado. Uma delas é pensar o registro fotográfico como parte de um processo mais amplo com desdobramentos imprevistos, em que a experimentação domina sobre a concepção de uma obra documental acabada. Há, então, um campo de experimentação e inserção a modos de produção artística-fotográfica de interesse tanto àqueles que têm um trabalho já em andamento quanto a iniciantes.
Exemplo disso é a produção artística posterior aos anos 50 trazendo uma diversidade de trabalhos que incorpora a fotografia de múltiplas maneiras: 1) em seu aspecto tradicional, fotografia como documento expressivo, ou então; 2) fotografia como meio de apropriação e deslocamento de objetos e referências espaciais; 3) fotografia como parte de processos de colagem podendo valer-se de reutilizações sucessivas de uma mesma imagem original.
O curso aqui apresentado pretende trabalhar particularmente a partir deste último item, ou seja, promover “jogos fotográficos”, em que fotografias iniciais dentro de um tema proposto são disparadoras de uma sucessão de reelaborações em que serão exercitadas práticas de colagem, intervenção gráfica, (re)fotografia, ampliação, sequenciação e montagem de “fanzines” fotográficos.
Tem-se como referência os trabalhos de artistas como David Hockney e Rauschenberg associados à prática fotográfica usual visando a valorização do processo como elemento definidor do trabalho final.
Material necessário para o primeiro dia de aula
Sequência de 6 a 12 fotografias de um mesmo tema, impressas no tamanho mínimo de 13x18cm ou 1/2 A4, câmera fotográfica, lápis, papel, tesoura e computador (será utilizado em uma das datas a ser comunicada previamente).
Doutor pela FAU-USP na área de Projeto, Espaço e Cultural. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Ciências Sociais (1991) pela mesma universidade. É professor doutor, em regime RTC, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos (IAU-USP) e também professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Ministrou, durante 08 anos, cursos de fotografia no IMS Poços com sucessivas montagens de exposição a cada ano. Atua principalmente nas seguintes áreas de ensino e pesquisa: Artes; Linguagem da Arquitetura e da Cidade, Fotografia e interações entre percepção e metrópole.
Aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19): equipe responsável pelos cursos e oficinas entrará em contato com os inscritos para esclarecer as dúvidas.
Quando
Datas a definir. As inscrições serão reembolsadas e as pessoas inscritas anteriormente terão prioridade de matrícula quando a atividade for remarcada.
12 vagas.
A oficina só acontecerá mediante a ocupação de no mínimo 50% das vagas.
R$180 por 4 encontros.
Professores da rede pública, estudantes, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
Aula 1 - Apresentação da proposta do curso. Histórico de trabalhos de interesse e introdução a uma concepção alargada de fotografia. Exposição de possíveis temas de trabalho com base na discussão a serem trazidas pelos participantes. Exercício prático: produção de fotografia enquanto sucessão de registros de um mesmo objeto. Referência: David Hockney
Aula 2 - Discussão e montagem das imagens. Fotografia enquanto reelaboração e remontagem de uma mesma imagem.
Aula 3 - Discussão das fotografias realizadas. Intervenção gráfica e [re]fotografia de uma mesma imagem após realizada a intervenção.
Aula 4 - Discussão de imagens e produção de uma série de duas ou três imagens. Discussão do conjunto do material produzido: montagem/colagem + intervenção gráfica.