Idioma EN
Contraste

Lançamento ZUM #18

Edição digital e conversas
Convidados debatem assuntos relacionados à edição 18
Quando
27/7/2020: edição digital disponível
29/7, 5, 12 e 19/8: conversas, às 18h
Eventos online | Grátis
Transmissão no canal de YouTube da ZUM. Mais informações em Como participar
Detalhe de obra de Ventura Profana

A ZUM #18 é uma edição especial adequada aos tempos de pandemia: com uma versão digital gratuita disponível para visualização no site da revista a partir de 27/7, a publicação manterá a tradição do exemplar impresso para aquisição na loja online do IMS.

Na pauta de assuntos, colagens de Ventura Profana (foto acima), obra inédita de Paulo Bruscky, ensaio de Giselle Beiguelman sobre deepfakes, os retratos de Deana Lawson e as performances de Berna Reale.

O evento de lançamento da especial #18 se estende até 19/8, com quatro conversas ao vivo transmitidas pelo canal da ZUM no YouTube, toda quarta-feira, sempre às 18h (confira abaixo programação completa).


Próximas conversas

A performance da violência

12 de agosto, quarta-feira, às 18h

A artista Berna Reale vai falar sobre suas performances, que nos afrontam com a violência como crítica social, em conversa com a curadora e pesquisadora Marisa Mokarzel.

Berna Reale (Belém, 1965) é artista e ex-perita criminal. Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, como a Terceira Bienal de Foto de Pequim (China, 2018), a 56ª Bienal de Veneza (Itália, 2015) e a FotoBienalMasp, em São Paulo (2013).

Marisa de Oliveira Mokarzel (Rio de Janeiro, 1949) é curadora, professora e pesquisadora de artes visuais. Doutora em sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e mestre em história da arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998).

🔔 Ative o lembrete da live aqui.

. . . . .

Narciso e os cadernos de Hudinilson Jr.

19 de agosto, quarta-feira, às 18h

A escritora e curadora Veronica Stigger analisa os cadernos do artista Hudinilson Jr. a partir do mito de Narciso.

Veronica Stigger (Porto Alegre, 1973) é escritora, jornalista e curadora, doutora em teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo e professora da Faap. Autora dos romances Opisanie s'wiata (Cosac Naify, 2013) e Sul (Editora 34, 2016), vencedor do prêmio Jabuti.

🔔 Ative o lembrete da live aqui.


Conversas anteriores

Arte e política em tempos de deepfakes

29 de julho, quarta-feira, às 18h

A artista e professora Giselle Beiguelman e o especialista em mídia e tecnologia Ronaldo Lemos debatem a ameaça das deepfakes, imagens produzidas por inteligência artificial que estão borrando as fronteiras entre realidade e ficção, trazendo dilemas éticos e políticos.

Giselle Beiguelman (São Paulo, 1962) é artista e professora da FAUUSP. Entre seus projetos recentes, destacam-se Monumento nenhum (2019), Odiolândia (2017), Memória da amnésia (2015) e a curadoria de Arquinterface: a cidade expandida pelas redes (2015). Recebeu o Prêmio ABCA 2016 e o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia em 2003.

► Obra de Giselle Beiguelman no Programa Convida

Ronaldo Lemos (Minas Gerais, 1976) é advogado, especialista em tecnologia, mídia e propriedade intelectual, mestre em direito pela universidade de Harvard e doutor em direito pela USP. É professor da Universidade Columbia (School for International Public Affairs – SIPA) e pesquisador representante no Brasil do MIT Media Lab.

. . . . .

Sonda: um roteiro pelas fotomontagens de Ventura Profana

5 de agosto, quarta-feira, às 18h

A performer e artista visual Ventura Profana vai nos guiar pela gênese e o universo da série Sonda, fotomontagens permeadas de sintomas sociais e políticos.

Ventura Profana (Bahia, 1993) é cantora, escritora, compositora, performer e artista visual. Participou do SP-Arte 2018, da 7ª Bolsa Pampulha 2018/2019, do Festival Valongo 2019 e do programa IMS Convida, em 2020.

► Obra de Ventura Profana no Programa Convida

A edição 18

Nesta edição especial em tempos de pandemia, além da revista impressa, lançamos uma edição online gratuita, aberta a todos no site da ZUM. Entre os destaques estão obra inédita de Paulo Bruscky, ensaio de Giselle Beiguelman sobre deepfakes, os retratos de Deana Lawson e as performances de Berna Reale.

 

► Edição digital da ZUM 18

 

► Comprar a ZUM 18 na loja online do IMS

Como participar

Eventos online. Grátis.
Não é necessário se inscrever antecipadamente.
As conversas acontecem ao vivo pelo canal da ZUM no YouTube.

Arte e política em tempos de deepfakes
29 de julho, quarta-feira, às 18h

Sonda: um roteiro pelas fotomontagens de Ventura Profana
5 de agosto, quarta-feira, às 18h

A performance da violência
12 de agosto, quarta-feira, às 18h

Narciso e os cadernos de Hudinilson Jr.
19 de agosto, quarta-feira, às 18h


A revista ZUM

revista ZUM é uma publicação do IMS dedicada ao universo fotográfico que, por meio de ensaios, textos e entrevistas, provoca a reflexão sobre a estética, narrativas e conceitos da linguagem fotográfica.


Outras edições na loja do IMS