Idioma EN
Contraste

Lançamento ZUM #24

Conversa

Com Luciara Ribeiro e Yhuri Cruz

Quando

3/5/2023, quarta, às 19h

Evento gratuito

Mais informações abaixo

Livraria Megafauna

Av Ipiranga, 200 - loja 53
República
São Paulo/SP

Às 19h de 3 de maio, no lançamento da revista ZUM #24 na livraria Megafauna, o artista Yhuri Cruz e a curadora Luciara Ribeiro conversam sobre a visibilidade das lutas cotidianas e dos gestos de afeto entre pessoas negras, com mediação de Thyago Nogueira. Nesta edição da revista de fotografia contemporânea do IMS, Cruz apresenta a fotonovela Jongo & Adriano, com personagens do romance Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, e Ribeiro escreve sobre as colagens e pinturas provocadoras do artista Sidney Amaral.

“Nas vísceras do serão carioca, uma fuga está em andamento: Jongo, africano de Angola, e Adriano, crioulo brasileiro, se embrenham pelas matas densas, à procura da liberdade de ser e amar”, escreve Cruz na introdução de Jongo & Adriano.

“Não é por acaso que corpos brancos e elementos de consumo burguês aparecem com freqüência nessas colagens”, escreve Ribeiro sobre a obra de Amaral. “São as imagens que a mídia na época produzia e divulgava como retratos da sociedade brasileira”.

Ainda nesta edição: Renata Felinto, Pixy Liao & Holly Roussell, Sabelo Mlangeni & Athi Mongezeleli Joja, Eliana Alves Cruz, Gabriela Biló, Sandra Benites & Clarissa Diniz, Ming Smith & Oluremi C. Onabanjo, VALIE EXPORT & Walter Moser.


Participantes

Luciara Ribeiro (Xique-Xique, BA, 1989)
Professora e curadora, mestra em História da Arte pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo. Foi curadora da exposição Sidney Amaral, um espelho na história (Galeria Almeida & Dale, 2022).

 

Yhuri Cruz (Rio de Janeiro, RJ, 1991)
Artista visual, escritor e dramaturgo, formado em Ciência Política pela Unirio. Indicado ao Prêmio PIPA em 2019, no mesmo ano venceu o IV Prêmio Reynaldo Roels Jr. com o projeto O cavalo é levante (Monumento a Oxalá e axs trabalhadorxs).


Como participar

Quando
3/5/2023, quarta, às 19h

Entrada gratuita
Não é necessário se inscrever antecipadamente.

Livraria Megafauna
Av Ipiranga, 200 - loja 53
República
São Paulo/SP

O uso de máscara é recomendado.

A edição 24

ZUM #24

Esta edição traz um trabalho inédito de Renata Felinto, uma fotonovela de Yhuri Cruz, retratos de Pixy Liao, registros de casamentos feitos por Sabelo Mlangen, a fotojornalista Gabriela Biló expondo os bastidores da profissão, colagens e pinturas de Sidney Amaral, um texto exclusivo de Eliana Alvez Cruz, uma conversa entre as curadoras Sandra Benites e Clarissa Diniz, uma série de Ming Smith e autorretratos performáticos de VALIE EXPORT, além de um pôster exclusivo para assinantes com o trabalho de Renata Felinto.

Páginas: 184
Formato: 21 x 25 cm
Idioma: Português / pode vir acompanhada de encarte com os textos traduzidos para inglês
Coleção: ZUM
Lançamento: Abril/2023


A revista ZUM

ZUM é uma publicação do IMS dedicada ao universo fotográfico que, por meio de ensaios, textos e entrevistas, provoca a reflexão sobre a estética, narrativas e conceitos da linguagem fotográfica.


Outras edições na loja do IMS