Este curso propõe um espaço de discussão e experimentação do texto crítico que aborda as imagens, acolhendo diferentes perspectivas, interesses temáticos, metodologias de análise, vínculos pessoais e estilos de escrita. Pretende reunir um grupo representativo de vivências e territórios diversos, com o intuito de construir uma escuta sobre o que cada um desses lugares permite enxergar e dizer sobre a produção de seu entorno, seja ele próximo ou distante.
A proposta toma a fotografia como linguagem de referência, isto é, como um lugar a partir de onde se pode pensar um universo mais amplo da arte e da cultura visual, incluindo obras atravessadas por outras linguagens artísticas, bem como imagens que fazem parte da vida cotidiana. É destinado a pessoas cuja atuação e interesses girem em torno da pesquisa, da escrita, do jornalismo, das artes visuais e/ou da crítica cultural.
Este curso conta com um processo de seleção que será conduzido a partir da submissão de um texto de autoria própria e critérios para garantir a maior diversidade do corpo de estudantes. O resultado do processo seletivo será informado às pessoas inscritas a partir do dia 24 de abril.
Evento com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais), de acordo com a necessidade dos participantes.

- Leitura e discussão de textos;
- Experimentações com a escrita;
- Debate sobre temas sensíveis para a crítica, tais como suas interações e sobreposições com a produção artística, a curadoria e o mercado da arte, as formas e os limites da interpretação das imagens, as relações entre palavra e poder, o caráter performativo das linguagens, o peso dos lugares de fala e da representatividade dos discursos;
- Serão 6 encontros semanais para leituras de textos e debates e, depois, 5 encontros quinzenais para a produção e compartilhamento de experimentações com a escrita;
- Todos os encontros serão on-line (as gravações dos encontros não serão disponibilizadas).
1 - Avaliação dos textos e das minibiografias (enviados através do formulário) pelo professor; a seleção levará em conta a qualidade e a singularidade do texto produzido, bem como a oportunidade que a perspectiva e as vivências da pessoa autora oferecem para compor um grupo diverso;
2 - Reiterando a diversidade, a equidade e a inclusão como valores e compromissos centrais do Instituto Moreira Salles, haverá reserva de vagas afirmativas dentro do total das 20 disponibilizadas, cuja distribuição ocorrerá da seguinte forma:
- 10 vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas;
- 2 vagas para pessoas trans, travestis ou não binárias;
- 2 vagas para pessoas com deficiência ou neurodivergência constatada como autismo;
- Para o total de 20 vagas, haverá seleção equilibrada entre as diferentes regiões do país (compreendendo, porém, que pessoas pertencentes aos estados do Sul e Sudeste serão consideradas parte de um único território). E caso não haja candidaturas suficientes em um ou mais marcadores dentre os acima mencionados, as vagas permanecerão afirmativas, ocorrendo redirecionamento nestas mesmas comunidades (pessoas negras ou indígenas, com deficiência e trans).
Professor, crítico e pesquisador dos campos da fotografia e da cultura visual, graduado em jornalismo (PUC-SP), mestre em Multimeios (IA-Unicamp), doutor em Artes (ECA-USP) e pós-doutor em cinema (IA-Unicamp). É professor da FAAP, foi editor do site Icônica (2008-2018), é autor do livro de crônicas Diante da sombra (Confraria do Vento, 2018) e colunista do site da revista ZUM, do IMS.
Quando
14, 21 e 28/5; 4, 11 e 18/6; 2, 16 e 30/7; 13 e 27/8/25, quartas, 19h às 21h
Onde
Evento online
O curso ocorrerá através da plataforma Zoom.
Entrada gratuita
11 encontros, sendo 6 semanais e 5 quinzenais. 20 vagas
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de acordo com a necessidade dos participantes.
Cronograma de inscrições
19/3 a 9/4 - Inscrições via formulário e recebimento dos textos
9 a 23/4 - Análise dos textos e processo de seleção
24/4 a 9/5 - Contatos com as pessoas selecionadas e chamamento para finalização das inscrições
14/5 - Início dos encontros virtuais