
Este ateliê de férias, que ocorrerá de 24 a 27 de julho no IMS Rio, tem como principal eixo a experimentação do light painting, que explora o fenômeno da câmara escura e a implicação do corpo na construção do desenho.
O light painting é uma técnica de criação de imagens que envolve desenho e fotografia. Fazendo proveito da longa exposição, o fotógrafo cria desenhos no ar com uma ou mais fontes luminosas. Nesse processo, o corpo todo é convocado, gestos e movimentos se transmutam em grafismos.
Com o intuito de explorar diferentes possibilidades dessa técnica, os participantes investigarão, em cada um dos quatro encontros, de maneira prática e conceitual, os mecanismos fotográficos que permitem o registro da trajetória luminosa e a interação de gestos e movimentos corporais na criação de grafismos e do desenho com a luz.





Inscrições até o primeiro encontro.
4 encontro, R$150. Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.
Mais informações: educativo.rj@ims.com.br ou (21) 3284-7485.
Vendas pelo Eventbrite estão encerradas.
Inscrições também poderão ser feitas no IMS Rio dia 24/7.
No Família em foco de julho, os participantes serão convidados a experimentar a técnica do light painting após assistirem ao filme A velha a fiar, de Humberto Mauro. Ao som de diferentes instrumentos musicais, serão feitos desenhos com luz dentro da sala de cinema. Ao fim, as famílias poderão conhecer uma câmara escura de grande formato e películas de filme.
O evento acontece dia 21 de julho, às 16h. Entrada gratuita. Para participar, é necessário a retirada de senha na recepção do IMS Rio 30 minutos antes.
Mais eventos
Eventos
Abertura de Echo, de Richard Serra
Por ocasião da abertura ao público da escultura Echo, projetada por Richard Serra especialmente para o IMS Paulista, os críticos Cauê Alves, Lorenzo Mammì e Sônia Salzstein e a artista Iole de Freitas conversam sobre a obra do artista americano dia 23 de fevereiro. Entrada gratuita.
Eventos
Claudia Andujar por Maria Rita Kehl
A psicanalista, ensaísta e jornalista Maria Rita Kehl comenta o trabalho da fotógrafa Claudia Andujar e a luta contínua pelos direitos originários dos índios. A atividade, da série Conversas na galeria, acontece no IMS Paulista dia 27 de fevereiro. Entrada gratuita.
Mais IMS
Galeria dos condenados
Lilia Moritz Schwarcz destaca uma dupla de álbuns da Coleção Dona Theresa Christina, da Biblioteca Nacional. São registros dos presos da Casa de Correção da Corte, primeira penitenciária do Brasil, compilados a partir dos anos 1870 por iniciativa do médico Luiz Vianna de Almeida Valle.