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Nos bastidores dos acervos

Práticas e experiências de organização de Arquivos e Coleções em instituições públicas e privadas

Conversa

Organização: Fabiana Dias, Roberta Zanatta e Millard Schisler

Quando

5 e 6/10/2022, quarta e quinta, das 14h30 às 17h30

Evento gratuito

Mais informações abaixo

Online

Através do YouTube e do Facebook do IMS

O evento traz diferentes experiências de organização de arquivos pessoais e institucionais presentes no Instituto Moreira Salles (IMS), Biblioteca Nacional (BN) e Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP).

A mesa do primeiro dia (5/10) será composta por Ileana Pradilla Ceron e Pamela de Oliveira Pereira, que apresentarão os bastidores da organização do arquivo Stefania Bril, pertencente ao acervo do Instituto Moreira Salles; e por Luciana Muniz e Lorrane Cristina Passos Sezinando, que falarão sobre a Coleção Alair Gomes, da Biblioteca Nacional. A debatedora será Carolina Gonçalves Alves, do FGV CPDOC.

A mesa do segundo dia (6/10) será composta por Noemi Andreza da Penha e Camila Brandi de Souza Bentes, que apresentarão o arquivo Última Hora, sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo; e por Alexandre Delarue Lopes, que discorrerá sobre o arquivo Diários Associados do Rio de Janeiro, custodiado no Instituto Moreira Salles. O debatedor será Thiago Nicodemo, do APESP.

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.


Programação

5/10/2022, quarta, 14h30 às 17h30

A experiência de organização da Coleção Alair Gomes (FBN) e do Arquivo Stefania Bril (IMS)
Com Luciana Muniz e Lorrane Cristina Passos Sezinando (FBN), Pamela de Oliveira Pereira e Ileana Pradilla Ceron (IMS); mediação de Carolina Gonçalves Alves (FGV CPDOC) e apresentação de Roberta Zanatta (IMS)

6/10/2022, quinta, 14h30 às 17h30

A experiência de organização dos Arquivos dos jornais Última Hora (APESP) e dos Diários Associados do Rio de Janeiro (IMS)
Com Noemi Andreza da Penha e Camila Brandi de Souza Bentes (APESP), Alexandre Delarue Lopes (IMS); mediação de Thiago Nicodemo e apresentação de Fabiana Dias (IMS)

                                 


Como participar

Quando
5 e 6/10/2022, quarta e quinta, de 14h30 às 17h30

Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.


Participantes

Alexandre Delarue Lopes
Bibliotecário/conservador, museólogo, produtor cultural e fotógrafo, atualmente cursando o programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural pelo Cefet/RJ. Atua nas áreas de produção cultural, pesquisa, catalogação, conservação e preservação de bens culturais móveis desde 1998, tendo participado de projetos em instituições como Biblioteca Nacional, IBGE e Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj). Desde 2016 no Instituto Moreira Salles, trabalha na organização e na conservação preventiva de acervos, responsável hoje pelo inventário e tratamento do arquivo fotográfico dos Diários Associados/RJ.

 

Camila Brandi de Souza Bentes
Diretora Técnica do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo.

 

 

Carolina Gonçalves Alves
Graduada em ciências sociais pela Uerj e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. É coordenadora do Programa de Arquivos Pessoais da FGV CPDOC, onde trabalha na organização e gestão de documentos históricos e reflete sobre a sub-representação feminina nas instituições arquivísticas. É coordenadora-geral da Rede Arquivos de Mulheres (RAM) e cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, analisando o processo histórico de embranquecimento da compositora Chiquinha Gonzaga.

 

Fabiana Dias
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado em gestão de documentos e arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017), especialização em planejamento, organização e direção de arquivos pela Universidade Federal Fluminense (2007), graduação em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e em arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atua na Coordenadoria de Gestão de Acervo do IMS.

 

Ileana Pradilla Ceron (IMS)
Pesquisadora e historiadora da arte, é mestra em história social da cultura pela PUC-Rio. Foi diretora da Divisão de Artes Visuais no Instituto Municipal de Arte e Cultura (RioArte) e diretora da Plural Comunicação Memória & Cultura. É autora de Marc Ferrez: uma cronologia da vida e da obra (2019) e coautora da Coleção Palavra do Artista (2000). Organizou os livros Galeria de Artistas: Centro Empresarial Rio 1983-1990 (2020) e Kant: crítica e estética na modernidade (1999). No Instituto Moreira Salles desde 2016, é responsável pelo Núcleo de Pesquisa em Fotografia.

 

Lorrane Cristina Passos Sezinando (FBN)
Arquivista (2014) e mestra (2016) em gestão de documentos e arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Servidora pública da Biblioteca Nacional, lotada na Seção de Iconografia, desde 2018 é a responsável técnica pela Coleção Alair Gomes. Tem interesse de pesquisa no tema de arquivos pessoais, fontes de aquisição e organização de arquivos.

 

 

Luciana Muniz
Graduada em história (USU) e mestra em sociologia (Iuperj). Pesquisadora da vida e obra de Alair Gomes. Atuou como curadora do Fundo Alair Gomes/Fundação Biblioteca Nacional (2009/2017). Trabalha com pesquisa e produção de conteúdo nas áreas de música, fotografia, arte contemporânea e acervos históricos.

 

 

Noemi Andreza da Penha
Doutoranda em ciência da informação no Programa de Pós-Graduação pela Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" (Unesp), campus de Marília. Mestra em ciência da informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bacharel em arquivologia pela Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" (Unesp), campus de Marília. Foi professora do Curso Técnico de Arquivo da Etec Parque da Juventude, em São Paulo, e atualmente é diretora do Acervo Iconográfico e Cartográfico (CAIC), do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

 

Pamela de Oliveira Pereira
Museóloga e doutoranda em memória social (PPGMS/UniRio). Integra a Coordenadoria de Fotografia do Instituto Moreira Salles, com atuação na organização de acervos. Membro do Comitê para o Desenvolvimento de Coleções do Conselho Internacional de Museus (COMCOL/ICOM). É pesquisadora do Observatório do Patrimônio Religioso Fluminense, onde desenvolve investigação sobre os tensionamentos gerados por objetos religiosos e sagrados nos museus, com principais temas de interesse: restituição, práticas em museus e museologia compartilhada.

 

Roberta Zanatta (IMS)
Doutora em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Anteriormente, coordenou a área de Iconografia do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e integrou projetos envolvendo organização de acervos fotográficos na Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz) e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV CPDOC). É supervisora do Núcleo de Catalogação do Instituto Moreira Salles, desenvolvendo atividades ligadas à organização, gerenciamento e difusão de acervos fotográficos.

 

Thiago Nicodemo
Professor de Teoria da História da Unicamp, bolsista Capes-Alexander von Humboldt Stiftung na Freie Universität Berlin e membro do corpo permanente dos Programas de Pós-Graduação da Uerj e da Unicamp. Formado em História pela Universidade de São Paulo e em Direito pela PUC-SP, é mestre e doutor em História Social pela USP e pós-doutor pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Mantém atualmente duas linhas de pesquisa, uma sobre a história de Arquivos e Bibliotecas no século XX e XXI, incluindo a problemática digital; e a outra sobre a inserção global da historiografia e do pensamento social do/sobre o Brasil.


Sobre os acervos e as instituições participantes

Coleção Alair Gomes | Fundação Biblioteca Nacional

A coleção Alair Gomes, composta por registros diversos, entre eles as 16 mil fotografias e os 150 mil negativos que foram doados por seus herdeiros em 1994.O acervo é composto pelos prints (vintage) realizados pelo fotógrafo e por manuscritos referentes às suas atividades acadêmicas e artísticas, diários íntimos, estudos sobre matemática, física, filosofia e arte; planos de aulas, correspondências, recortes de jornais e impressos diversos. O conjunto documental reflete o constante diálogo entre ciência e arte, fruto da formação múltipla de Alair Gomes em seus trânsitos pela matemática, filosofia e biologia. Um convite à reflexão e novas pesquisas sobre subjetividade, arte e erotismo como vontade, consciência e expressão. O acervo apresenta, também, a visão original do artista sobre o cenário da arte contemporânea brasileira, cultura urbana, sociabilidade homoerótica e vida intelectual carioca nos anos 1970 e 1980.

Última Hora | Arquivo Público do Estado de São Paulo

A documentação pertencente a Última Hora foi acumulada pelo setor de Arquivo Técnico do jornal (antigo Departamento de Arquivo Fotográfico), cuja atividade-fim era auxiliar a redação, provendo o corpo redatorial de fotos, negativos, informes, datas, entre outros, valendo-se, para isso, de armazenamento e acúmulo da documentação produzida pela própria redação para publicação do jornal. Esse setor executava serviços relacionados à guarda de fotos, de clichês, de negativos, da biblioteca e da coleção de jornais e microfilmes - os negativos foram incorporados ao armazenamento após 1962, até então estavam sob os cuidados do Departamento Fotográfico. Era constituído por um serviço de Arquivo Remissivo de Assuntos, o qual elaborava um índice de fichas remissivas para localização da documentação por assunto ou nome, e por um Serviço de Documentação, que era responsável pelos recortes. Em 1989, a Secretaria de Estado da Cultura comprou o acervo, por meio de verba liberada pelo Decreto nº 29.877, de Deborah Leão Wainer de Oliveira, filha do titular do conjunto. O acervo era composto por documentação pertencente ao diário "Última Hora" (RJ) e ao semanário "Aqui São Paulo" (SP).

Diários Associados do Rio de Janeiro | Instituto Moreira Salles

O acervo fotográfico dos Diários Associados do Rio de Janeiro, com cerca de 1 milhão de imagens, cobre um período do fotojornalismo brasileiro e mundial que vai desde 1915 até 2005, e contém registros feitos para os periódicos “O Jornal”, comprado pelo fundador Assis Chateaubriand em 1924; o “Diário da Noite”, fundado em 1929; e para o “Jornal do Commercio”, criado em 1827 e adquirido em 1959 pelo grupo.

Stefania Bril (Polônia, 1922 - São Paulo, 1992) | Instituto Moreira Salles

Fotógrafa, curadora, crítica de fotografia e química. Radicou-se no Brasil em 1950, proveniente da Bélgica. Realizou projetos autorais, escreveu regularmente em O Estado de S. Paulo e na revista Iris e idealizou os Encontros Fotográficos de Campos de Jordão e a Casa Fuji. O arquivo Stefania Bril é composto por negativos, fotografias, cromos, contatos e equipamentos da titular, além de sua biblioteca pessoal e documentos textuais que registram a produção enquanto intelectual e produtora cultural.