Idioma EN
Contraste

O humor na fotografia

Stefania Bril por Marcos Chaves

Visita guiada

Com Marcos Chaves

Quando

18/9/2024, quarta, às 19h

Evento gratuito

Lugares limitados.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Galeria 1 - 6º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

O humor bem construído costuma funcionar em via dupla: atua tanto como alívio cômico quanto como crítica ácida. É assim na fotografia de Stefania Bril, que enxerga o insólito e o absurdo em cenas cotidianas, encontradas por ela em meio à São Paulo dos piores anos da ditadura militar ou em outras cidades que visitou. O humor, temática pouco discutida em termos fotográficos e artísticos, será a chave através da qual o artista plástico Marcos Chaves – ele mesmo alguém que em suas obras chama a atenção para o extraordinário e o cômico nas situações prosaicas – conduzirá sua visita guiada pela exposição Stefania Bril: desobediência pelo afeto.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Não pise na grama. Mercado, Campos do Jordão, 1973. Foto de Stefania Bril. Acervo Instituto Moreira Salles / Arquivo Stefania Bril.

Sobre Marcos Chaves

Artista plástico carioca, iniciou sua atividade na segunda metade dos anos 1980. Trabalhando com apropriação e intervenção, sua obra, marcada por humor e ironia, se caracteriza pelo uso de diversas mídias, transitando entre produção de objetos, fotografias, vídeos, desenhos, palavras e sons, e se apropria de elementos cotidianos que evidenciam o extraordinário que pode habitar no prosaico. Sua produção se insere na tradição de artistas que tensionam a relação entre imagem e linguagem, propondo uma reflexão bem-humorada sobre a sociedade e a cultura. Participou dos eventos como Manifesta7, 25ª Bienal de São Paulo, Bienal do Mercosul e 4ª Bienal de Havana, além de individuais e coletivas em instituições e galerias como Mori Art Museum (Tóquio), Neuer Berliner Kunstverein e Ludwig Museum (Alemanha), Galeria Lehmann Maupin (Nova York), Centro per l’Arte Contemporânea Luigi Pecci (Itália), IVAM (Valencia), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), MASP, MAM-SP, MIS-SP, CCBB, MAM-Rio e MAR.


Como participar

Quando

18/9/2024, quarta, às 19h

Onde

IMS Paulista
Galeria 1 - 6º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Entrada gratuita

Lugares limitados, conforme capacidade do espaço.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Exposição relacionada