Idioma EN
Contraste

Paulista Cultural 2018

No dia 11 de março de 2018, domingo, as principais instituições culturais da Avenida Paulista promovem juntas uma série de atividades exclusivas e gratuitas para incentivo da arte e da cultura. Confira a programação do IMS Paulista!


Exposição

Chichico Alkmim, fotógrafo

A mostra apresenta imagens de Diamantina e arredores, produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século XX. Chichico registrou as mudanças nesse universo, que flutuava entre a modernização e a tradição, fotografando a paisagem e seus habitantes. Sua atividade chegou até meados dos anos 1950.

Anri Sala: o momento presente

A mostra explicita a dimensão política e ao mesmo tempo sensível da obra de Sala, propondo uma avaliação crítica do mundo contemporâneo e impactando a sensibilidade do espectador por meio do som. Para a curadora Heloisa Espada, “ao justapor situações pessoais, históricas e políticas, os trabalhos em exibição propõem aos visitantes experiências nada apaziguadoras”.


Fotografia

Oficina Experimentações no laboratório - Cianótipo

O IMS abre seu ateliê e seu laboratório para que o público se engaje em atividades fotográficas experimentais relacionadas a uma técnica ou ao procedimento de obtenção de imagens.     

Cianótipo é a produção livre pelo processo de cianotipia de imagens a partir de negativos fotográficos, desenhos em transparências ou objetos sobre diferentes superfícies (papel, tecido e madeira).

Vamos ver juntos? - Visitas mediadas

Visita mediada às exposições em cartaz, voltadas para grupos ou pessoas desacompanhadas. A atividade propõe aos participantes uma conversa a partir dos conteúdos das mostras e, eventualmente, uma atividade prática complementar.

Intervenção Monóculos fotográficos - Memória Familiar

Uma conversa entre gerações da família onde não só os mais velhos ensinam os jovens a usarem o monóculo como também acabam contando suas recordações da infância e transmitem a memória familiar. Ao longo da intervenção, são produzidos monóculos a partir de registro fotográfico das pessoas presentes e processamento do filme ao vivo.

Oficina Autodesretratos - Processo criativo da construção da imagem

A oficina com o artista Rafael Silveira, responsável pela mostra Circonjecturas – em cartaz no Centro Cultural Fiesp até 6 de maio –, convida os participantes a fazer um autorretrato diferente, ao estilo do artista: o “autodesretrato”. Cada pessoa é retratada no início da oficina e depois constrói sua obra a partir de um acervo de imagens para recorte e colagem. Como resultado surgem retratos sem semblante, que revelam a intimidade da mente de cada participante.


Cinema

Drummond, Coutinho e Nise da Silveira

Programação gratuita de filmes raramente exibidos em salas de cinema. Serão projetados A família de Elizabeth Teixeira e Sobreviventes de Galileia, os dois últimos filmes realizados por Eduardo Coutinho e vinculados à trajetória dos personagens do seminal Cabra marcado para morrer. Filmado por Leon Hirszman e montado por Eduardo Escorel em 2014, Posfácio apresenta uma entrevista com Nise da Silveira pouco tempo após as filmagens de Imagens do Inconsciente. Por último, será projetado Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade, uma leitura de poemas entremeadas pela narração de episódios da vida do poeta. Todos os filmes apresentados fazem parte da Coleção DVD IMS.


Música

Apresentação de Yuzo Akahori e Yoohey Kaito

No térreo do IMS, onde habitualmente ocorrem apresentações de música brasileira, a Japan House São Paulo será representada pelo duo de Shamisen e Taiko, executada pelos músicos Yuzo Akahori e Yoohey Kaito. Os músicos nipo-descendentes aprenderam a tocar esses instrumentos tipicamente japoneses no Brasil e aprimoraram sua técnica em diversas expedições ao Japão para aprender com os mestres japoneses.


Mais eventos

Mais IMS