Idioma EN
Contraste

O processo de criação de Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou

Roda de conversa

Com os curadores da exposição: Angélica Ferrarez, Luiz Antonio Simas, Vinicius Natal e Ynaê Lopes dos Santos. Mediação de Paulo Roberto Pires

Quando

16/3/2024, sábado, 11h

Evento gratuito

Vagas limitadas. Mais informações abaixo

IMS Paulista

Galeria 3 - 8º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo-SP

Na conversa, os historiadores falarão sobre o processo de criação da exposição, relacionando-o aos textos produzidos especialmente para o catálogo. Ynaê Lopes dos Santos "Quem fez e faz história, segurando este país no braço: o trabalhador negro no Brasil", Luiz Antonio Simas "O poeta, o diamante e a cidade", Angélica Ferrarez "A poética do espaço e o caso das casas-museu" e Vinicius Natal "Paulo da Portela e Mano Eloy: sambando pela afirmação da cidadania".

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Praça Onze de Junho, Rio de Janeiro, RJ, s.d. Detalhe de foto de Augusto Malta. Acervo FMIS/RJ

Vídeo


Sobre os participantes

Angélica Ferrarez
Professora, pesquisadora e pós doutora em Sociologia Urbana. Pesquisa o campo do Pós Abolição e a história social do samba e das mulheres. Compõe o júri do Estandarte de Ouro do carnaval carioca e é consultora em diversos projetos para a educação antirracista.

Luiz Antonio Simas
Carioca, filho e neto de pernambucanos e alagoanas. Mestre em História social pela UFRJ, professor de História, educador popular, escritor, poeta e compositor, tem mais de trinta livros publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti de Livro do Ano de 2016, em parceria com Nei Lopes, pelo Dicionário da história social do samba. Tem canções gravadas por artistas como Maria Rita, Marcelo D2, Criolo e Fabiana Cozza. Foi um dos curadores das exposições Crônicas cariocas (MAR - RJ), Semba/ Samba: corpos e atravessamentos e Aos heróis da liberdade (Museu do Samba/RJ).

Vinícius Natal
Sambista, graduado em História pela UFF, mestre e doutor em Antropologia pela UFRJ. Possui pós-doutorado em História da Arte pela UERJ. Já atuou como diretor de pesquisa do Museu do Samba, diretor cultural do GRESU Vila Isabel e coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do município do Rio de Janeiro. É autor de livros e artigos sobre o samba carioca e suas diferentes modalidades. Atualmente, é pesquisador do GRESU Vila Isabel e professor do Departamento de Educação da Universidade de Brasília.

Ynaê Lopes dos Santos
Professora de História da América da Universidade Federal Fluminense. É bacharel, mestre e doutora em História pela Universidade de São Paulo. Suas áreas de pesquisa tratam da história da escravidão nas Américas, das relações étnico-raciais no continente americano e do ensino de História da África e da questão negra no Brasil. É autora de, entre outros, Além da Senzala. Arranjos escravos de moradia no Rio de Janeiro 1808-1850 (2010) e Racismo brasileiro. Uma história da formação do país (2022). É administradora do perfil do Instagram @nossos_passos_vem_de_longe.

 


Como participar

Quando

16/3/2024, sábado, 11h

Onde

IMS Paulista
Galeria 3 - 8º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Evento gratuito

Grátis.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Exposição relacionada