Idioma EN
Contraste

Sapopemba

Show

Quando

Data a definir

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Térreo
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Sapopemba. Foto: ©️José de Holanda

O cantor e percussionista Sapopemba apresenta seu primeiro disco solo, Gbọ́, que representa os 30 anos de sua carreira musical e os mais de 50 atuando como ogã. O repertório mescla composições próprias, com cantigas de Candomblé das nações Ketu, Ijexá, Angola e Jêje, além de regravações do cancioneiro afro-baiano que mostram a sonoridade dos terreiros na base da música popular brasileira. Neste show no IMS Paulista, Sapopemba estará acompanhado dos músicos Ari Colares (percussão: rumpi e gã), André Magalhães (percussão e bateria), João Taubkin (contrabaixo), Leonardo Mendes (violão), Lilian Soares (coro) e Lula Alencar (sanfona).


Sobre os participantes

Ficha técnica
Sapopemba – voz e percussão
Ari Colares – percussão (rumpi e gã)
André Magalhães – percussão e bateria
João Taubkin – contrabaixo
Leonardo Mendes – violão
Lilian Soares – coro
Lula Alencar – sanfona

Sapopemba
José Silva dos Santos, o Sapopemba, é natural de Penedo, Alagoas, tendo migrado com a família para São Paulo aos 14 anos. É percussionista, cantor, caminhoneiro e taxista. Passou a vida pesquisando a cultura popular afrobrasileira, candomblé das nações Ketu e Angola e samba de roda, e mantém na memória centenas de cantos e ritmos, a maioria não registrada. Lançou em 2020 seu primeiro disco, GBỌ́ (Selo Sesc). Integra o grupo Clareira, com Benjamin Taubkin, Mazeh Silva e outros.

Ari Colares
É percussionista e mestre em percussão pela USP. Lançou os CDs “Danças, jongos e canções” com a Orquestra Popular de Câmara e “Salsa, samba, groove” com a Orquestra HeartBrakers. Acompanhou artistas como Naná Vasconcelos e Egberto Gismonti, entre outros. Participou como solista convidado de três concertos da Royal Philarmonic de Londres em São Paulo.

André Magalhães
É baterista e percussionista, pesquisador de cultura tradicional e integrante do grupo A Barca. Participou do projeto "Turista Aprendiz", em que realizou gravações com mestres e grupos de cultura popular em nove estados brasileiros. Registrou cantos dos povos Guarani, Kariri Xocó e Timbira, e cantos de trabalho de comunidades sertanejas.

João Taubkin
É baixista e já atuou com Paulo Moura, Mônica Salmaso e Criolo, entre outros. Participou dos CDs “Macunaíma Ópera Tupi” de Iara Rennó, e “Samwaad - Rua do Encontro”, de Madhup Judgal, Benjamim Taubkin e Rafael Y Castro. Formou o João Taubkin Trio, com o qual lançou o CD “Tribo”.

Leonardo Mendes
É natural de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, um dos berços do samba de roda - sua técnica de mão direita no violão e na viola caipira traz a herança do gênero. Já acompanhou nomes como Gal Costa e Virgínia Rodrigues, entre outros.


Como participar

Quando
Data a definir

Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação do espaço.

Ordem de chegada, sem distribuição de senhas.

150 lugares em pé + 30 lugares sentados (público preferencial).


Sobre a Paulista Cultural

Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, JAPAN HOUSE São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista se unem para oferecer um domingo de atividades gratuitas. A Paulista Cultural engloba atividades de teatro, música, artes visuais, dança, literatura, fotografia, gastronomia e cinema.


Mais eventos

Mais IMS