Sobre os sistemas construtivos da fotografia

Oficina

Com Helena Martins-Costa

Quando

21 e 28 de maio, 4, 11, 18 e 25 de junho, terças, das 19h às 21h30

Inscrições

ESGOTADO (lista de espera disponível)

IMS Paulista

Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Uma seleção de artistas de períodos e obras distintos – como Hippolyte Bayard, László Moholy-Nagy, Andy Warhol, Duane Michals, Jan Dibbets e Sherrie Levine – será o ponto de partida para uma discussão sobre sistemas construtivos da imagem fotográfica e seus processos de manipulação. A oficina será teórica e prática, baseada em estudos de caso, analogias de linguagem e acompanhamento de projetos pessoais.

Pré-requisitos: A oficina é voltada para pessoas que já têm prática e pesquisa em fotografia.

Material necessário: Os participantes deverão trazer no primeiro encontro uma seleção de cinco a quinze fotografias, autorais ou apropriadas de álbuns, jornais, publicidade etc.

Desvio 3, de Helena Martins-Costa

Como participar

ESGOTADO (lista de espera disponível)
R$ 300, por 6 encontros
12 vagas

Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em todos os encontros (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).


Sobre Helena Martins-Costa

É artista visual. Em seu trabalho, resgata imagens rejeitadas que sobreviveram ao desaparecimento, identificando tipologias por um processo de arqueologia fotográfica. Foi contemplada pela Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2014 com o projeto Desvio.


Programa

1) Apresentação da oficina. Estudo de caso: Hippolyte Bayard. Apresentação das imagens trazidas pelos participantes, discussão em grupo sobre os projetos individuais a serem desenvolvidos.
2) Estudo de caso: László Moholy-Nagy. Experimentação e desenvolvimento das propostas. Acompanhamento e orientação dos projetos.
3) Estudo de caso: Andy Warhol. Experimentação e desenvolvimento das propostas. Acompanhamento e orientação dos projetos.
4) Estudo de caso: Jean Dibbets. Desenvolvimento e materialização das propostas. Acompanhamento e orientação dos projetos.
5) Estudo de caso: Duane Michals. Desenvolvimento e materialização das propostas. Acompanhamento e orientação dos projetos.
6) Estudo de caso: Sherrie Levine. Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos.