Idioma EN
Contraste

Traços de luz, rastros de luta

O legado de Laudelina através do light painting

Oficina de férias

Com a Equipe de Educação do IMS.

Quando

26/7/2025, sábado, 10h

Inscrição a partir de 11/7

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo

IMS Poços

Rua Teresópolis, 90

Poços de Caldas/MG

Imagem de divulgação.

A oficina propõe um encontro sensível entre arte, memória e gesto coletivo por meio da técnica do light painting — uma forma de escrita com luz em longa exposição, onde o movimento se transforma em imagem, e o instante se converte em rastro.

Inspirada na exposição "Dignidade e Luta: Laudelina de Campos Mello", a atividade convida os participantes a refletirem sobre como os corpos, assim como a luz, atravessam o tempo deixando marcas — traços de existência, de luta e de transformação. Ao moverem lanternas, bastões de LED e celulares em um espaço escurecido, cada pessoa criará imagens que funcionam como testemunhos visuais: rastros simbólicos que se inscrevem no tempo e afirmam a presença de histórias muitas vezes silenciadas.

A oficina é, assim, um convite a dar forma àquilo que não se vê, a iluminar o invisível e a reconhecer a memória como um território em movimento. Em cada gesto de luz, há um gesto político: um corpo que se inscreve, que reivindica visibilidade, que prolonga um legado. Revisitar a história de Laudelina de Campos Mello é também imaginar outras formas de contar, lembrar e resistir — transformando a luz em linguagem e o movimento em escrita.

Objetivo geral
Oferecer uma experiência sensível, colaborativa e poética que, por meio da linguagem artística do light painting, possibilite a reflexão sobre memória, visibilidade, dignidade e presença a partir da vida e luta de Laudelina de Campos Mello. A oficina pretende estimular a criação de imagens como formas de escrita no tempo — rastros luminosos que revelam, preservam e projetam legados de resistência e transformação.

Objetivos específicos
1. Apresentar a técnica do light painting como forma de expressão visual e poética, acessível a diferentes públicos.
2. Conectar a criação artística à história de Laudelina de Campos Mello, articulando memória e luta com a linguagem contemporânea.
3. Estimular a reflexão crítica e sensível sobre visibilidade e apagamento social, a partir da metáfora da luz no escuro.
4. Valorizar o gesto corporal como linguagem artística, possibilitando que os participantes expressem ideias e sentimentos por meio do movimento.
5. Promover a criação de imagens coletivas como forma de escrita compartilhada e resistência simbólica.
6. Gerar espaço de troca, escuta e partilha, a partir da visualização e conversa sobre as imagens criadas na oficina.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Passo a passo da oficina


Como participar


Exposição relacionada


Área de educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.