Idioma EN
Contraste

Cinco anos da Brasiliana Fotográfica

Urbanismo, saúde pública e história das grandes cidades brasileiras

Debate
Com Jaime Benchimol, Margareth Dalcolmo e Guilherme Wisnik
Quando
17 de abril de 2020, sexta
17h30
Evento online gratuito
Transmissão no perfil de Facebook do IMS. Mais informações em Como participar.
Uma estalagem na Rua Caminho Pequeno no Morro de Santo Antônio, 1916. Rio de Janeiro, RJ / Acervo Casa de Oswaldo Cruz

No próximo dia 17 de abril, sexta-feira, o portal Brasiliana Fotográfica completa 5 anos de atividades ininterruptas, buscando contribuir para uma escrita da história do Brasil onde as fotografias deixam de ser mera ilustração. A data seria comemorada com a realização do seminário "Brasiliana Fotográfica 5 anos - A imagem e a escrita da história" no auditório da Biblioteca Nacional, forçosamente adiado para o segundo semestre.

Decidimos então, no contexto da atual pandemia, promover um debate relacionando urbanismo, saúde pública e a história da cidade do Rio de Janeiro e das grandes metrópoles brasileiras, assuntos frequentes dos artigos semanais publicados no portal, dando visibilidade aos arquivos de imagem das instituições parceiras, ora disponibilizados na Brasiliana Fotográfica e também às pesquisas existentes sobre estes temas – elementos de reflexão sobre o momento presente.

Convidamos para este encontro e debate o historiador Jaime Benchimol, a pneumologista Margareth Dalcolmo – ambos pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, instituição integrante do portal Brasiliana Fotográfica – e o arquiteto e urbanista Guilherme Wisnik, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, para se reunirem conosco no dia 17 de abril de 2020, às 17h30, num encontro virtual que será transmitido ao vivo pela página do IMS no Facebook. O debate será mediado pelos dois curadores da Brasiliana Fotográfica – Sérgio Burgi, Coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles e Joaquim Marçal, Coordenador da BN Digital – e pela historiadora Aline Lopes de Lacerda, pesquisadora do Departamento de Arquivo da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Vídeo

Sobre os participantes

CONVIDADOS

O historiador e pesquisador Jaime Benchimol é professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz. Seus temas de pesquisa e ensino situam-se nas áreas de História das Ciências da Vida, História da Medicina Tropical, da Saúde Pública e da História Urbana. Já publicou alguns livros, dentre eles "Febre Amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada" e "Pereira Passos: um Haussmann Tropical; a renovação urbana na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX".

A médica clínica Margareth Dalcolmo é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e uma referência em pneumologia no Brasil. Desde o início da pandemia do coronavírus está na linha de frente de enfrentamento da doença no país, atendendo a pacientes infectados e participando de um grupo de especialistas consultados pelo Ministério da Saúde para coordenar medidas de combate à pandemia, além de informar permanentemente a mídia sobre as pesquisas e evidências científicas.

O arquiteto, urbanista e crítico de arte Guilherme Wisnik é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e membro da Associação Paulista de Críticos de Arte. É autor de diversos livros, dentre eles "Estado crítico: à deriva nas cidades" e "Dentro do Nevoeiro". Também já publicou ensaios em livros como "Brazil’s Modern Architecture" e "O desejo da forma". Foi curador do projeto de Arte Pública Margem, do Itaú Cultural, e das exposições "Cildo Meireles: rio oir" e "Paulo Mendes da Rocha: a natureza como projeto". Foi o Curador Geral da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, em 2013.

MEDIADORES

Aline Lopes de Lacerda é historiadora e pesquisadora do Departamento de Arquivo da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Joaquim Marçal é curador da Brasiliana fotográfica e coordenador da BN Digital

Sérgio Burgi é curador da Brasiliana fotográfica e coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles

Como participar

Quando
17 de abril de 2020, sexta, às 17h30

Evento online e gratuito.

Sobre a Brasiliana fotográfica

O portal é um espaço para fomentar a reflexão sobre acervos fotográficos. O site começou como uma iniciativa do IMS e da Biblioteca Nacional e hoje conta também com acervos das seguintes instituições: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Fundação Joaquim Nabuco, Leibniz-Institut fuer Laenderkunde, Museu Aeroespacial, Museu da República e Museu Histórico Nacional.

Conteúdo relacionado


Mais eventos

Mais IMS