Idioma EN
Contraste

Daido Moriyama:

uma retrospectiva

Exposição

Entrada gratuita

9/4 a 14/8/2022

IMS Paulista

Galerias 1 e 2 - 6º e 7º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Horário

Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h. Última admissão: 30 minutos antes do encerramento

Primeira grande retrospectiva latino-americana de um dos maiores fotógrafos japoneses vivos. Daido Moriyama (1938) iniciou a carreira no Japão do pós-guerra e se tornou o ícone pop e mais influente da fotografia japonesa. Inspirado por artistas como Andy Warhol, William Klein e Jack Kerouac, Moriyama revolucionou a forma de olhar o mundo com suas imagens densas e granuladas. Com base em extensa pesquisa e acesso inédito ao arquivo do fotógrafo, a mostra atravessa diferentes momentos de sua vasta e produtiva carreira: do interesse pela ocupação americana e pelo teatro experimental dos anos 1960 aos trabalhos radicais dos anos 1970, do período autorreflexivo nos anos 1980 e 1990, passando pela documentação incansável das cidades e a reinvenção de seu próprio arquivo. A exposição, que ocupará dois andares do IMS Paulista, contará com mais de 200 obras e uma centena de publicações, além da contribuição de estudiosos e especialistas japoneses.

 

Projeto em parceria com a Daido Moriyama Photo Foundation e apoio da Fundação Japão.

Curadoria
Thyago Nogueira
Assistência de curadoria
Daniele Queiroz
Consultores
Yutaka Kambayashi, Satoshi Machiguchi e Kazuya Kimura
Online
daido.ims.com.br
#DaidoMoriyamaIMS

Visitação

Entrada gratuita
9/4 a 14/8/2022

Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h. Última admissão: 30 minutos antes do encerramento.

IMS Paulista
Galerias 1 e 2 - 6º e 7º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

 

PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA ►

 

Contato
(11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br
Imprensa
(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Seleção de Obras

Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la

Vídeo

Thyago Nogueira, coordenador de Fotografia Contemporânea do IMS e curador da exposição, apresenta o trabalho de um dos artistas mais prolíficos, originais e influentes da fotografia internacional.


Catálogo

Daido Moriyama: uma retrospectiva

O catálogo reúne imagens e textos de Daido Moriyama, dos pesquisadores Yuri Mitsuda, Toda Masako e Masashi Kohara e do curador da mostra, Thyago Nogueira. Inclui ainda uma extensa cronologia da carreira do fotógrafo, escrita por Yutaka Kambayashi, Satoshi Machiguchi e Kazuya Kimura, e a reprodução integral de matérias e livros importantes da carreira do artista.

Formato: 23 x 15,6 cm
Páginas: 256
ISBN: 9786588251058
Idioma: Português
Lançamento: Maio/2022


Sobre Daido Moriyama

Um dos grandes nomes do pós-guerra no Japão, Daido Moriyama (Osaka, 1938) fez parte da geração que explorou a relação da fotografia com a página impressa. Radicado em Tóquio desde 1961, integrante da lendária revista experimental Provoke (1968-69) e consagrado por inúmeros livros fotográficos em preto e branco, Moriyama flagrou a cena artística japonesa e as transformações da vida rural e urbana de seu país. Em suas imagens, sintetizou a angústia que dominou o Japão diante da ocupação militar americana e da ocidentalização acelerada. Construindo sua obra sobretudo para a página impressa, rejeitou o elitismo da arte, a veneração de cópias raras e o dogmatismo das convenções fotográficas, até fazer do aspecto democrático da fotografia seu trunfo mais radical. Recebeu diversas premiações, com destaque para o Prêmio Internacional da Fundação Hasselblad em 2019 e o Infinity Award pelo conjunto da obra em 2012. Aos 83 anos, continua fotografando diariamente.


Montagem da exposição

Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la

Eventos paralelos

IMS Paulista

O passado é sempre novo, o futuro é sempre nostálgico: Fotógrafo Daido Moriyama
Exibição do filme: 18/5/2022, outras datas em breve.

Realidade e corrosão: fotolivros japoneses contemporâneos
12/4 a 14/8/2022, mostra na Biblioteca de Fotografia


Conteúdo relacionado


Na loja do IMS

ZUM 7

Esta edição traz um especial dedicado ao projeto Offside – uma colaboração entre talentos brasileiros e fotógrafos da lendária agência Magnum. Outros destaques: os retratos do fotógrafo Assis Horta e um texto da série autobiográfica Memórias de um cão, de Daido Moriyama.