Os Negativos das Thermas

Exposição

Encerrada
10 de março a 16 de junho de 2018

IMS Poços

Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG

Horário

Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 19h

Contato

(35) 3722-2776
ims.pc@ims.com.br

Apresentação

Quando chegou em 2016 à reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact), a série de negativos em vidro com imagens das obras de remodelação da cidade no ano de 1929 necessitavam de urgente restauro.

De propriedade das Thermas Antônio Carlos, as 33 chapas guardadas nas caixas originais apresentavam danos causados por décadas de condicionamento inadequado. Uma parceria com o Instituto Moreira Salles possibilitou o tratamento e o restauro desses negativos, viabilizando a produção de imagens reveladoras para o entendimento dessa época e de seu desdobramento na evolução urbanística e histórica de Poços.

A exposição Os negativos das Thermas reúne uma documentação fotográfica encomendada pelo governo do estado de Minas Gerais para registro das obras de construção do parque José Affonso Junqueira e de seus três edifícios monumentais, e também das obras de saneamento e fechamento dos rios centrais. Empreendimentos que transformariam definitivamente a pequena estância de Poços de Caldas no maior balneário hidrotermal da América Latina.

Curadoria

Teodoro Stein Carvalho Dias

Na Internet

#NegativosDasThermas

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br


A montagem no IMS Poços

Exposição encerrada


Sobre os acervos