Idioma EN
Contraste

Rio, papel e lápis

Exposição

Encerrada.
De 8 de agosto de 2015 a 1º maio de 2016

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Horário

De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11h às 20h

Contato

(21) 3284-7400
imsrj@ims.com.br

Apresentação

Curadoria

Julia Kovensky
Paulo Roberto Pires

Na Internet

#RioPapelLapis

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Caricaturista consagrado no Brasil e no exterior, Cássio Loredano volta-se pela primeira vez para uma cidade em Rio, papel e lápis. Os 61 desenhos, realizados em 2014 e 2015 sob encomenda do Instituto Moreira Salles, dão conta de um Rio de Janeiro longe dos clichês, em que a natureza é apenas um pano de fundo para a beleza construída de prédios de importância histórica e afetiva para Loredano. O livro, que marca o 450o aniversário da cidade, será lançado no dia 8 de agosto com a exposição de mesmo nome na Pequena Galeria do IMS-RJ. 

Incorporados ao acervo do IMS, os desenhos revelam um Rio pouco conhecido – da igreja de Nossa Senhora da Cabeça, escondida no Jardim Botânico, à ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz – e lançam um novo olhar sobre o Centro, região mais tradicionalmente retratada da cidade. A partir de um roteiro feito de memória, Loredano visitou com o fotógrafo Aílton Silva os lugares escolhidos e partiu dessas fotografias para criar seus desenhos, usando grafite, nanquim, esferográfica e aquarela. No livro, os desenhos são acompanhados por pequenos textos, de sua autoria, em que mistura dados históricos e comentários sobre suas escolhas. 

A exposição propõe um recorte nesse percurso, reunindo em pequenos grupos temáticos o percurso do desenhista. Delírios como a arquitetura mourisca da Fundação Oswaldo Cruz, ou do edifício Valentim, em Santa Teresa, convivem com uma paisagem propositalmente esvaziada para destacar a beleza de prédios como o Theatro Municipal e o Museu de Arte Moderna. Vemos ainda os muitos momentos em que construções de épocas diferentes se enfrentam de forma nem sempre harmoniosa.

 

Imagens

Sobre o artista

Cássio Loredano nasceu no Rio de Janeiro em 1948. Em mais de 40 anos de carreira como caricaturista, foi colaborador dos principais veículos brasileiros e de jornais como El PaísLibération e Frankfurter Allgemeine. Dedicou livros a Antonio Nássara, Andrés Guevara, Omar Figueroa e Luis Trimano, numa pesquisa da memória da caricatura no Brasil que resultou ainda em seis volumes reunindo parte do minucioso mapeamento que vem realizando na obra de J. Carlos. É consultor da área de iconografia do Instituto Moreira Salles. 


Sobre os acervos

Mais IMS