O capitão Corisco é um condenado de Deus, cuja missão é lavar com sangue os pecados do mundo. Um dia, ele rapta Dadá, e a vida dos dois muda completamente. Diante da morte de um filho, tomado de fúria, Corisco rompe com Deus, e Dadá tenta salvá-lo do abismo do ódio, mas o terrível destino não tarda a chegar.
“Quando nós falamos de Corisco e Dadá, nós falamos de um filme, é claro. Mas falamos também de uma geração e de um momento, quando o Nordeste começa, através dos seus jovens realizadores, a marcar politicamente territórios e também esteticamente a afirmar uma forma de narrar suas visões de mundo, suas histórias e afirmar suas estéticas”, declarou o diretor Rosemberg Cariry em uma conversa online realizada pelo Cine Jardim em homenagem aos 25 anos de lançamento do filme.
“É um desafio muito grande representar um personagem histórico da dimensão de Corisco”, diz Cariry. “Era realmente uma figura muito perversa, com narrativa de atrocidades que é difícil até de escutar. Algumas delas narradas pela própria Dadá quando eu fiz uma entrevista com ela, junto com o cineasta baiano Zé Humberto. Então, eu pensei numa estrutura de tragédia, como uma tragédia grega. Pensei inicialmente Corisco como um semideus, ou seja, um homem que tinha um pacto com Deus e estava ali para cumprir uma missão, que era lavar os pecados do mundo com sangue. Tem até um momento que ele se cansa disso, e a Dadá diz assim: ‘Deixa disso tudo’, e ele diz: ‘Eu preciso!’. Mas chega num momento, que é na morte do terceiro filho – simbolicamente também muito importante ser o terceiro, por conta da trindade –, que ele rompe com Deus. É quando ele quebra o patuá de proteção e reza o pai-nosso ao contrário. Ora, essa oração do pai-nosso ao contrário é uma oração rezada pelos mestres juremeiros de Catimbó, do Nordeste brasileiro, de tal força e de tal intensidade que diz o Câmara Cascudo que só é possível rezar essa oração ao contrário uma vez na vida, porque exaure todas as suas forças. E esse é um momento de grande intensidade do filme [...]. É como se fosse um batismo terrível e macabro, mas esse ritual de alguma forma marca o processo de ruptura de Corisco com esse pacto com Deus. Ele deixa de ser um instrumento cego na mão de Deus. E passa à sua condição de homem, já bastante transformado pela presença da Dadá, que vai de alguma forma encontrando brechas de humanidades nesse homem. Talvez daí também as brechas para os pequenos afetos que ela cria.”
A restauração de Corisco e Dadá foi realizada com o apoio da Cinemateca do MAM-RJ, do Arquivo Nacional, da Link Digital, da Iluminura Filmes, da Sereia Filmes e da Mapa Filmes, a partir de negativos de imagem e som originais, com produção executiva de Bárbara Cariry.
Entrevista do diretor Rosemberg Cariry ao canal Cine Jardim no YouTube (na íntegra) ►
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