Fotokino + Muito romântico

Direção

Gustavo Jahn, Melissa Dullius

Informações

Alemanha, Brasil
2018 | 2016. 3 min. | 72min. 16 anos

Formato de exibição

16mm, DCP

Sessão + debate

IMS Paulista: haverá debate após a sessão do dia 29/1, às 19h30

Melissa Dullius e Gustavo Jahn vivem e trabalham em Berlim desde 2006. Juntos, formam a Distruktur. No dia 29 de janeiro, às 19h30, apresentarão os trabalhos Fotokino (2018), filmado e projetado em 16 mm, e Muito romântico (2016), exibido em DCP.


Fotokino

A câmera é um instrumento para transferir imagens da realidade ao filme e, quando alguma coisa passa de um meio a outro, tudo o que resta é ritmo.


Muito romântico

Melissa e Gustavo atravessam o oceano Atlântico em busca de uma vida nova em Berlim. Enquanto o tempo passa e as estações do ano se sucedem, vida e cinema tornam-se uma mesma coisa: o quarto do casal vira um palco onde amigos são convidados a interpretar seus próprios papéis. Até que um dia, um portal para o cosmos aparece em sua casa, abrindo conexões entre o passado, o futuro e o presente.

“Das primeiras filmagens a bordo de um navio cargueiro, até o fim da montagem, demoramos nove anos – quase um quarto das nossas vidas – para terminar Muito romântico”, declaram os diretores. “Uma jornada do Brasil à Alemanha que nunca vai ter fim e que continua a afetar nossa vida e nosso trabalho. Enfim, encontramos uma resposta para esta pergunta repetida incessantemente: ‘Por que vocês vieram para Berlim?’ Para fazer um filme.”


Sobre a Distruktur

Melissa e Gustavo começaram a fazer filmes em Porto Alegre no ano 2000, primeiro em Super 8 e depois em 16 mm. Na Alemanha, juntaram-se ao grupo fundador do coletivo LaborBerlin e.V. e passaram a incorporar práticas experimentais de filmagem e revelação analógicas ao seu processo criativo. Além de conceber e produzir imagens em movimento, também trabalham como atores, músicos e técnicos de laboratório de cinema, realizando grande parte da pós-produção dos seus filmes. Seus trabalhos tomam forma como filmes, instalações, filmes performance, fotografias, textos e impressos.

Nos últimos anos, participaram de festivais como Berlinale, Torino Film Festival, Mostra Internacional de Cinema de SP, Videobrasil, Melbourne IFF, e em instituições de arte como Berlinische Galerie, Contemporary Art Centre Vilnius, CCBB-Rio, Paço das Artes-SP e Sesc Belenzinho.


Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.


Ingressos

Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com.

As bilheterias vendem ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.

IMS Paulista
Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.