Diferentes grupos de amigos vagam em um mundo chuvoso, escuro e onde venta muito. Eles passam um tempo juntos, tentando fugir de seus empregos deprimentes, perambulando constantemente em direção ao mistério e a novas possibilidades.
“Uma ligação em espiral de países e pessoas que normalmente não vemos associados”, diz o diretor, que também assina O auge do humano (não existe um volume 2) e tem uma extensa carreira no curta-metragem. O auge do humano 3 dá prosseguimento às pesquisas formais e narrativas operadas por Williams em seus filmes anteriores, como os personagens jovens ou em estado de juventude, uma relação de inadequação com o ambiente do trabalho, o salto entre lugares e culturas distintas, as paisagens “estranhas” ou estrangeiras. O diretor segue também com a técnica de filmar com uma câmera de 360º, iniciada no curta Parsi (2019), e de incorporar ao filme suas deformações e glitches.
“Aprendi com Parsi a editar e enquadrar na pós-produção com um dispositivo de realidade virtual. Gravei meus movimentos enquanto visualizava as imagens, de modo que o enquadramento era ditado pelo que eu fazia com a cabeça e o corpo. Isso foi muito interessante para mim e fiquei curioso sobre como fazer isso em um longa-metragem e com uma câmera de qualidade superior. Minha intenção era que o espectador às vezes sentisse a presença da câmera e a estranheza da imagem e, às vezes, se conectasse mais com as pessoas ou determinadas situações e esquecesse a imagem e a câmera. Durante a filmagem, descobri muitas coisas na imagem: movimentos robóticos, erros, etc. Sempre que uso uma câmera nova, tento descobrir o que a câmera faz e o que não permite que eu faça apenas enquanto estou filmando”.
“O cinema é minha tentativa de ter um trabalho que seja interessante. Quando terminei a faculdade, percebi que era muito difícil ter um emprego que me parecesse interessante. Todos nós nos identificamos com isso de maneiras diferentes, mas ficou claro que as pessoas que eu conhecia não tinham empregos interessantes. Isso era assustador, mas ainda mais assustador era a dificuldade de escapar disso. Quando comecei a viajar para fazer meus filmes, para o Vietnã, para Serra Leoa, para as Filipinas, descobri que todos os jovens – antes de serem totalmente absorvidos pelo sistema de trabalho – sentem a mesma coisa. Era exatamente a mesma coisa em todos os lugares. 'Eu gostaria de ser isso, mas vou ser aquilo, porque é o que dá dinheiro'. Então a maioria das pessoas nem está tentando ser o que quer. Acho que há muito disso no filme, e talvez também a ideia de não saber como resolver o problema ou o que fazer, mas pensar: 'vamos apenas tentar'”.
Depoimentos de Eduardo Williams extraídos de:
Entrevista à publicação Notebook da plataforma Mubi (na íntegra, em inglês) ►
Entrevista ao portal Film Comment (na íntegra, em inglês) ►
Contém recursos de acessibilidade: em Libras, legendas descritivas e audiodescrição. Para retirar o equipamento com recursos, consulte a bilheteria do IMS Paulista. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (11) 2842-9120 ou pelo e-mail imspaulista@ims.com.br

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.
IMS Paulista
Ingressos: terça, quarta e quinta: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia); sexta, sábado, domingo e feriados: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Paulista e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.