Idioma EN
Contraste

O mal não existe

Aku wa sonzai shinai

Direção

Ryûsuke Hamaguchi

Informações

Japão
2023. 106min. 14 anos

Formato de exibição

DCP

Takumi e sua filha Hana moram na vila de Mizubiki, perto de Tóquio. Um dia, os habitantes da aldeia tomam conhecimento de um plano para construir um espaço de glamping, uma versão de luxo do acampamento, perto da casa de Takumi, oferecendo aos moradores da cidade uma fuga confortável para a natureza.

Do mesmo diretor de Drive My Car, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2021, O mal não existe retoma a parceria com a compositora Eiko Ishibashi. Dessa colaboração, saíram duas obras audiovisuais irmanadas: os longas O mal não existe e Gift. Este último é um filme silencioso, feito especialmente para ser reproduzido com acompanhamento musical ao vivo de Ishibashi. Nas palavras do jornalista Clinton Krute para o portal The Film Comment, os filmes “conversam entre si, enfatizando diferentes estados de espírito e ideias, mas fundamentados na mesma história”.

“No final de 2021”, conta Hamaguchi, “Eiko Ishibashi me perguntou se eu poderia criar peças visuais para sua apresentação ao vivo. Isso foi depois de termos trabalhado juntos em Drive My Car. Achei que trabalhar com ela se tornaria algo interessante, então aceitei. Naquele momento, eu não sabia o que ela realmente queria, então trocamos e-mails, escrevemos um para o outro, compartilhamos ideias, até que, aos poucos, percebi que queria filmá-la fazendo música. Fomos até a casa dela e vimos a paisagem ao redor de onde ela trabalha e mora, em uma casa em meio à natureza, e eu a observei fazer música lá. Ela ficava girando os botões, fazendo música muito alta contra essa paisagem natural muito tranquila. Observando-a, comecei a perceber o que eu queria fotografar – imaginei que o ambiente em que ela trabalha deve ter influência em sua produção musical.”

“Nossa relação de trabalho se inverteu em certa medida. Por exemplo, em Drive My Car, fizemos o filme primeiro, e depois conversamos sobre que tipo de música se encaixaria com o que tínhamos feito. Já neste filme, não é que já houvesse uma música pronta, mas eu estava criando algo que se encaixaria à sua música. Para isso, eu precisava pensar sobre que tipo de música ela faz e me preparar para o tipo de música que ela faz. Nesse sentido, sua música tem essa leveza e sutileza, e de fato se desenvolve gradualmente. Além disso, há algo em sua música que não necessariamente se resolve de um jeito fácil. E eu gostaria de garantir que a história e as imagens pudessem fazer o mesmo.”

Entrevista do diretor Ryûsuke Hamaguchi ao portal Film Comment (na íntegra, em inglês) e no canal Film at Lincoln Center no Youtube (em japonês com legendas em inglês)

Cena de O mal não existe, de Ryûsuke Hamaguchi

Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.

Sessões foram exibidas no IMS Poços.

Ingressos

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.

Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.

Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.

Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.


IMS Poços

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.

Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.