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Um homem com uma câmera

Chelovek s kinoapparatom

Direção

Dziga Vertov

Informações

União Soviética
1929. 68min. 12 anos

Formato de exibição

DCP

Sinopse

Conforme advertem os letreiros de apresentação, os únicos do filme, este “registro em seis rolos de celulóide são fragmentos do diário de um cinegrafista e representam uma experiência cinematográfica de comunicação de acontecimentos visíveis sem a ajuda de legendas intercalares, sem a ajuda de um roteiro, sem ajuda do teatro, sem cenário e sem atores. Esta obra experimental foi feita com a intenção de criar uma linguagem absolutamente cinematográfica e verdadeiramente internacional, baseada em um total afastamento das linguagens do teatro e da literatura.”

As preocupações estéticas e políticas que resultariam em O homem com a câmera já estavam presentes na Resolução do Conselho dos Três em 10/04/1923, texto do grupo formado por Vertov, seu irmão Phillip Kaufman e Elizaveta Svilova:

“Eis, cidadãos, o que vos ofereço em primeira mão, em lugar da música, da pintura, do teatro, do cinematógrafo e de outras efusões castradas.

No caos dos movimentos, o olho apenas entra na vida ao lado daqueles que correm, fogem, acodem e se empurram.

Um dia de impressões visuais escoou-se. Como recriar as impressões desse dia de um modo eficaz, num estudo visual? Se for preciso fotografar sobre a película tudo o que olho viu, será o caos. Se montarmos com uma certa ciência, o que foi fotografado ficará mais claro. Se jogarmos fora o supérfluo, ficará ainda melhor. Obteremos um resumo organizado das impressões visuais recebidas pelo olho comum.”

No mesmo texto, o Conselho defende: “O principal, o essencial, é a cinessensação do mundo.”

Em pesquisa feita pela revista Sight & Sound com 340 críticos, cineastas e programadores de cinema, o filme de Vertov é apontado como “melhor documentário de todos os tempos”. A cópia DCP exibida no Cinema do IMS foi restaurada pela Lobster Films em 2K, a partir de uma cópia de nitrato dos primeiros anos de lançamento do filme, levada à Europa no início da década de 1930 pelo próprio Vertov e preservada nos arquivos do EYE Filmmuseum, em Amsterdã.

[Tradução da Resolução do Conselho dos Três de Marcelle Pithon, in: A experiência do cinema, organização de Ismail Xavier, Graal/Embrafilme, 1983]


Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.


Ingressos

Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com. 
 
As bilheterias vendem ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.
 
IMS Paulista

R$8 (inteira) e R$4 (meia).

Bilheteria: de terça a domingo, das 10h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
IMS Rio
R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.

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