Os filmes de Henri-Georges Clouzot - IMS Rio

Mostra de filmes

Retrospectiva do cineasta Henri-Georges Clouzot (1907-1977)

IMS Rio

Sala José Carlos Avellar
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Quando

De 20 a 26 de junho de 2019

Ingressos

Vendas na recepção do IMS Rio e no site ingresso.com

O cinema do IMS apresenta em junho uma retrospectiva do cineasta Henri-Georges Clouzot (1907-1977). Cinco de seus longas fazem parte da mostra, além dos títulos O escândalo Clouzot, sobre a controversa carreira do artista e seus métodos tirânicos, e O inferno de Henri-Georges Clouzot, acerca do filme L’enfer, nunca terminado. As ficções do autor apresentam filmes noir com tramas intrincadas e repletas de reviravoltas, como é o caso de As diabólicas e A verdade, em que Brigitte Bardot interpreta uma garota julgada por assassinato e mal comportamento. Também será exibido o documentário O mistério de Picasso, em que Clouzot filma o processo criativo do pintor espanhol.

"Por diversos motivos, frequentar o universo de Henri-Georges Clouzot em 2019 é uma experiência profundamente desconcertante", escreve o poeta e ficcionista Ismar Tirelli Neto. "Impossível meditar sobre seu sadismo 'lendário', tanto dentro quanto fora dos sets de filmagem, com imparcialidade nos tempos atuais. Contudo, de certa maneira, o desconcerto sempre informou a recepção de seu trabalho. Desconcerto do público, sempre atordoado por sua virulência, sempre curioso quanto aos limites que Clouzot haveria de ultrapassar em seu próximo filme; desconcerto da crítica, que pouco mérito reconhecia àqueles produtos. Um dos mais notórios realizadores franceses dos anos anteriores à nouvelle vague, Clouzot teve filmes assistidos no mundo inteiro por espectadores ávidos de choque, tensão, violência."

Os filmes do diretor foram restaurados em 2017, ano do quadragésimo aniversário da morte de Henri-Georges Clouzot. 

A mostra é realizada em parceria com o Institut Français e a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil: www.cinefrance.com.br

     


Programação

Lista de filmes Dia a dia

O mistério de Picasso

Henri-Georges Clouzot
França, 1955, 78 min., 14 anos, Cópia restaurada em DCP

25/06 terça-feira 18h
Mais informações

A verdade

Henri-Georges Clouzot
França, 1960, 126 min., 14 anos, Cópia restaurada em DCP

25/06 terça-feira 19h45
Mais informações

O escândalo Clouzot

Pierre-Henri Gibert
França, 2017, 52 min., 14 anos, Arquivo digital

26/06 quarta-feira 18h
Mais informações

O salário do medo

Henri-Georges Clouzot
França, Itália, 1953, 148 min., 14 anos, Cópia restaurada em DCP

26/06 quarta-feira 19h30
Mais informações

Ingressos

Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com.

As bilheterias vendem ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.

IMS Rio
R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.


Conteúdo relacionado