Idioma EN
Contraste

Por Dentro dos Acervos Veja Mais +

A Mangueira de Maureen Bisilliat

19 de fevereiro de 2015

Maureen Bisilliat foi convidada, em torno de 1967, para colaborar com a revista Quatro Rodas pelo jornalista Audálio Dantas, que viu a animação table top que ela fazia (em colaboração com Marcelo Tassara) a partir das fotos do ensaio sobre Guimarães Rosa. Na época do convite, a revista era dirigida por Mauro Ivan.

Paralelamente ao trabalho mais alentado de fotorreportagem que a revista Realidade começava a consolidar desde seu lançamento, em 1966, a Quatro Rodas mantinha uma sessão especial de ensaios sobre o Brasil. Maureen dividiu o trabalho fotográfico da edição nº 108 com David Zingg, que ela não chegou a encontrar à época. Eles vieram a se conhecer depois desse trabalho.

As imagens desta página, inclusive a do compositor Cartola (à direita), foram produzidas originalmente para as matérias “É sempre verão nesta baía” e “A batucada dos bambas” (esta, com texto de Sérgio Cabral). São da Quatro Rodas Edição Especial Turismo (Rio de Janeiro), publicada em agosto de 1969.

As pessoas fotografadas são mangueirenses em trajes verde e rosa, as cores da Estação Primeira de Mangueira. Foram feitas no próprio morro onde fica a escola de samba. As fotos estão no acervo de Maureen Bisilliat, no IMS.

 

 

 

 

 

 

 

Mais

Acervo de Maureen Bisilliat no IMS
Perambular é um prodígio
O Xingu no Nepal

Sobre os acervos

Mais IMS