Idioma EN
Contraste

Por Dentro dos Acervos Veja Mais +

Brasiliana Iconográfica

07 de maio de 2016

A Biblioteca Nacional, o Instituto Moreira Salles, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Itaú Cultural assinaram um convênio para a criação do site Brasiliana Iconográfica. Será o primeiro portal da internet a reunir as principais coleções brasilianas do país e a disponibilizar conteúdo e informações sobre a iconografia para o público. O lançamento da plataforma está previsto para março de 2017, e inicialmente contará com duas mil obras.

De interesse para um amplo espectro de visitantes, do curioso ao pesquisador, o conteúdo da Brasiliana Iconográfica não apenas dará acesso às imagens em alta definição de cada coleção, como também trará informações detalhadas sobre as obras: origem, temas, histórias e ampla ficha catalográfica. Os trabalhos de cada autor serão relacionados, ainda, aos respectivos verbetes dos sites das instituições envolvidas, inclusive da Enciclopédia Itaú Cultural.

O portal Brasiliana Iconográfica será periodicamente ampliado com novo material. As imagens pertencentes ao acervo do Instituto Moreira Salles que estarão disponíveis no portal já podem ser consultadas no site iconografia.ims.com.br. A ideia é que outras coleções e instituições possam participar e também disponibilizar seus acervos. Assim, o público encontrará no ambiente digital algumas peças fundamentais da iconografia brasileira, produzidas desde a chegada dos artistas viajantes ao país no século XVI.

O ineditismo desta iniciativa público-privada tem como objetivo ampliar a democratização do acesso às coleções, aprofundar a transparência dos acervos e reafirmar a garantia da perenidade das obras por meio do universo digital. O projeto também vai aumentar o intercâmbio entre as instituições e aprimorar os processos de catalogação destes acervos históricos.

 

Mais

Iconografia IMS
Enciclopédia Itaú Cultural

 

Sobre os acervos

Mais IMS