Idioma EN
Contraste

No mês em que João Gilberto completou 80 anos, a oitava edição da revista serrote, quadrimestral do Instituto Moreira Salles publicada em julho de 2011, trouxe um perfil inédito do cantor escrito pelo jornalista alemão Marc Fischer. À la Gay Talese, Fischer escreveu, sem trocar uma palavra com seu ídolo, o livro Hô-bá-lá-lá – Em busca de João Gilberto, publicado na Alemanha, do qual a serrote adianta quatro capítulos. O jornalista passou cinco meses no Brasil, visitando os lugares em que o cantor viveu e entrevistando amigos, conhecidos e familiares de João Gilberto. O texto de Fischer é acompanhado por ilustrações do designer Cesar G. Villela, que assina a capa de Chega de saudade, primeiro álbum de João Gilberto.

Na capa desta edição, o desenho em carvão do artista americano Robert Longo é só uma amostra das 12 imagens publicadas na revista e que fazem parte da série Ciclo Freud, de 2000, com gigantescos desenhos baseados nos registros que o fotógrafo Edmund Engelman fez do apartamento de Sigmund Freud antes de sua fuga de Viena, em junho de 1938. O portfólio de imagens é seguido pelo ensaio do crítico alemão Werner Spies (1937), que defende que os trabalhos de Longo merecem lugar entre as pinturas de história do século 20.

Mais: Alex Ross, Orhan Pamuk, Gesualdo Bufalino, Raul Pompéia, Lydia Davis, Phillip Lopate, Mies van der Rohe e Armando Freitas Filho