Idioma EN
Contraste

ZUM 25

A 25ª edição da ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, chega às livrarias com destaque para a artista Igi Lólá Ayedun, capa da edição, e o artista mineiro Paulo Nazareth, que apresenta dois trabalhos. No primeiro, Notícias de América (2011-2012), Nazareth questiona preconceitos e estereótipos que impedem a circulação de determinadas pessoas na fronteira entre México e Estados Unidos. O próprio artista aparece nas imagens, segurando cartazes com frases como “Vendo minha imagem de homem exótico”. Em outra série, Etnografia branca (2019-2022), ele recorre a tradições iorubá para afugentar a morte representada pelo colonialismo dos arquivos fotográficos, como explica a professora Janaina Barros Silva Viana.

A série de imagens intitulada Eclosão de um sonho, uma fantasia, feitas pela artista paulistana Igi Lólá Ayedun, mistura fotografias e pinturas com pigmentos ritualísticos com o uso de inteligência artificial. Em texto que acompanha o ensaio visual, a filósofa Katiúscia Ribeiro observa que o trabalho traz a ancestralidade e as estéticas do pensamento africano para a arte contemporânea na diáspora. A série, que é um desdobramento do projeto apoiado pela Bolsa ZUM / IMS em 2022, ilustra a capa e a quarta capa da edição, e circula em versão de pôster exclusivamente para os assinantes.

A edição põe também em evidência as colagens da artista maranhense Gê Viana. As obras da série Hora grande (2020) reimaginam a vida nos quilombos na região de Alcântara, no Maranhão, defendendo os modos de vida originários contra as políticas de extermínio denunciadas pelo curador Dinho Araújo.

A revista publica ainda obras da série Influências malignas (2020), de Diego Moreno. O artista mexicano faz intervenções em fotografias do álbum de família para revelar os monstros da sociedade conservadora de seu país. Em ensaio que acompanha o trabalho, a escritora Cristina Rivera Garza analisa como a obra de Moreno desmistifica a estrutura patriarcal da instituição familiar tradicional.

A entrevistada da edição é a fotógrafa e escritora Sophie Calle, artista francesa mais conhecida e prolífica de sua geração. Em conversa com o curador Clément Chéroux intitulada Não gosto mais de você, agora que todo mundo gosta, Calle fala de acaso, amor, morte e intimidade em tempos de redes sociais, destrincha 30 anos de carreira e revela como, em sua obra, olhar para os outros se confunde com investigar a si mesma.

Comprar na loja do IMS ►

Organização: Thyago Nogueira, editor / Rony Maltz, editor-assistente
Projeto gráfico: Elisa von Randow
Textos: Janaina Barros Silva Viana, Dinho Araújo, Cristina Rivera Garza, Clément Chéroux, Natércia Pontes, André Pitol, Katiúscia Ribeiro, Paloma Vidal, David Campany.
Fotografias: Igi Lólá Ayedun, Paulo Nazareth, Gê Viana, Diego Moreno, Sophie Calle, Nicolas Gondim, Lyle Ashton Harris, Adriana Lestido, Penelope Umbrico.

Páginas: 184
Formato: 21 x 25 cm
Idioma: Português / pode vir acompanhada de encarte com os textos traduzidos para o inglês
Coleção: ZUM
Lançamento: Outubro / 2023