Idioma EN
Contraste

A vida dos performers

Sessão Cinética, julho de 2023

A vida dos performers, de Yvonne Rainer, é a atração da Sessão Cinética de julho. O filme será tema de debate com a coreógrafa Clarissa Sacchelli e os críticos da revista em sessão especial na sala de cinema do IMS Paulista.

Exibição + debate com a coreógrafa Clarissa Sacchelli e os críticos da revista Cinética
IMS Paulista: 20/7/2023, às 19h30

Cena de A vida dos performers, de Yvonne Rainer

A vida dos performers

Lives of Performers
Yvonne Rainer | EUA | 1972, 90’, restauração em DCP 4K (Zeitgeist Films) | Classificação indicativa: 14 anos

A cartela inicial do primeiro longa-metragem da coreógrafa, bailarina e cineasta americana apresenta A vida dos performers como “(um melodrama)”. O filme, que conta com intérpretes do grupo de dança Grand Union, criado com a contribuição de Rainer, se debruça sobre o dilema de um homem que não consegue escolher entre duas mulheres e faz com que ambas sofram.

Em sua autobiografia, Feelings Are Facts (2006), publicada pela MIT Press, Rainer declara: "Os meus filmes podem ser descritos como ficções autobiográficas, confissões não verdadeiras, narrativas minadas, documentários minados, dissertações não acadêmicas, entretenimentos dialógicos. Embora o meu tema possa variar de filme para filme, também posso generalizar quanto à intenção e ao objetivo: representar a realidade social em todo o seu desenvolvimento desigual e caber nos setores de ativismo, articulação e comportamento; criar arranjos cinematográficos que possam acomodar tanto a ambiguidade como a contradição, sem eliminar a possibilidade de tomar posições políticas específicas; registar a cumplicidade, o protesto, a aquiescência com e contra as forças sociais dominantes – por vezes num único plano ou cena –, de uma forma que não transmita uma mensagem de desespero; criar justaposições incongruentes de modos de abordagem e convenções que regem a coerência pictórica e narrativa, de modo a que o espectador tenha de extrair significado do filme em vez de se perder na experiência vicária ou em condensações autoritárias de o que é o quê."


Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.

Sessões foram exibidas no IMS Paulista


Sobre a Sessão Cinética

A revista Cinética e o IMS promovem sessões bimestrais nos cinemas do Instituto, abrindo mais um espaço de reflexão e apreciação de filmes fora do circuito exibidor tradicional. Além disso, críticos da revista produzem textos especiais para as sessões e mediam um debate após algumas das exibições.

► Conheça os filmes já exibidos na Sessão Cinética no IMS


Ingressos

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos no site ingresso.com e na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.

Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.

Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito).

Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.


IMS Paulista

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.

A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, a venda é semanal: toda quarta-feira, às 18h, são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.