Idioma EN
Contraste

Breno Rotatori

Breno Rotatori (São Bernardo do Campo, São Paulo-SP, 1988) trabalha com fotografia e vídeo e tem uma produção marcada pelo registro de situações cotidianas em forma de diários visuais. Em Do que é objeto (Pingado-Prés), seu primeiro fotolivro, reúne 47 fotografias de objetos domésticos em um tom lavado, ressaltando a materialidade das imagens. Ganhou destaque com o Manélud – ensaio colaborativo feito com Ludmila Sakharoff, sua avó, acompanhando o registro que ela fazia de seu cotidiano com uma câmera analógica automática, fotografando a mesma cena de seu ponto de vista e montando um díptico das imagens em cada situação. Parte da série foi publicada na edição de novos talentos da Foam Magazine, em 2010, realizando também uma exposição individual no museu Foam, em Amsterdã, na Holanda.

É formado em Fotografia pelo Senac. Ganhou o Prêmio Porto Seguro de Fotografia na categoria Revelação em 2009. Participou de exposições no Foam, em Amsterdã; CCSP, São Paulo; Maison Européenne de la Photographie (MEP – Paris), Les Rencontres d’Arles, (Arles) e PHoto España. Tem obras no acervo de instituições como Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM - São Paulo), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS - Porto Alegre) e Itaú Cultural, São Paulo.

Em 2014, participou do projeto Offside Brazil, com curadoria de Lorenza Bravetta, Thyago Nogueira e Daria Birang, parceria do Instituto Moreira Salles com a Agência Magnum, a ONG Save The Dream e o canal de esporte ESPN. O projeto convidou jovens fotógrafos e coletivos brasileiros (Bárbara Wagner, Pio Figueroa, André Vieira, Breno Rotatori, Garapa e Mídia Ninja) para se unirem a membros da renomada agência francesa (Alex Majoli, David Alan Harvey, Jonas Bendiksen e Susan Meiselas) em uma cobertura das transformações sociais do Brasil durante a Copa do Mundo. Cada fotógrafo se concentrou numa região ou aspecto do país. O projeto foi realizado entre junho e julho de 2014, e deu origem a um Tumbrl, onde fotos e vídeos eram publicados diariamente: https://offsidebrazil.tumblr.com/. Parte das obras foi apresentada no IMS-RJ e depois no Reino Unido, Itália e Estados Unidos.


Seleção de obras

VISUALIZAR POR
Campos Elíseos, São Paulo, 2014, da série Offside Brazil. 30 x 42 cm. Foto de Breno Rotatori.  Coleção de Arte Contemporânea / Acervo IMS

×
<
>
Campos Elíseos, São Paulo, 2014, da série Offside Brazil. 30 x 42 cm. Foto de Breno Rotatori.  Coleção de Arte Contemporânea / Acervo IMS

Breno Rotatori

Campos Elíseos, São Paulo, 2014, da série Offside Brazil. 30 x 42 cm. Coleção de Arte Contemporânea / Acervo IMS


Por dentro do acervo


Conteúdo relacionado


Eventos

IMS Paulista
Convocatória de Fotolivros Festival Zum 2023
25/11/2023 a 25/2/2024


Na loja do IMS


Pesquise no acervo de Arte Contemporânea

Consulte centenas de obras de arte contemporâneas, incluindo fotografias, livros de artista, vídeos e instalações.

Obras de Mídia Ninja, Jonathas de Andrade, Barbara Wagner e Mauro Restiffe. Acervo de Arte Contemporânea/ IMS