Idioma EN
Contraste

Renomado consultor em tecnologia dos materiais de arte no Brasil, Caetano Ferrari nasceu em São Paulo, em abril de 1935, e já aos 19 anos iniciou seus estudos sobre materiais utilizados em artes plásticas. Embora tenha se formado em ciências sociais, dedicaria toda a sua vida à investigação de materiais de arte em uso no Brasil.

Os estágios que fez em lojas e fábricas como a Weber e a Pearl Paint, nos Estados Unidos, ou a Winsor & Newton, na Inglaterra, garantiram-lhe aprimoramento no seu ofício e fizeram dele referência quando o assunto é material pictórico.

Caetano Ferrari manteve-se permanentemente atualizado por meio de frequentes viagens internacionais. Graças à sua mediação, marcas importantes e tradicionais de material artístico, como a britânica Winsor & Newton, onde ele estagiara, ou a americana Golden, além de outras, vieram para o Brasil. Deve-se a esse profissional a escolha de marcas e produtos no exterior, assim como a formatação de linhas de acordo com as necessidades no Brasil. Caetano Ferrari é autor de projetos para empresas de expressão no mercado brasileiro de produtos artísticos, como Tec-Screen, Acrilex e Faber-Castell. Nesta última, trabalhou desde 1964, quando a empresa se firmava no país.

A partir de 1971, Caetano Ferrari passou a trabalhar na loja Casa do Artista, uma das principais casas de materiais artísticos do país, onde permaneceu por 30 anos. Além de consultor tecnológico, deu workshops e palestras. É autor de um texto que integra a monografia Materiais de arte no Brasil: análise das tintas a óleo, publicado pela Funarte. Sua atuação se estende ainda à de apresentador do Manual do artista, de Ralph Mayer, e de revisor técnico do livro de iniciação às artes de Ray Smith, The Artist’s Handbook, traduzido como Manual prático do artista.


Pesquise no acervo de Iconografia

Estão disponíveis para pesquisa online obras de iconografia brasileira do século XIX. Você pode realizar buscas livres, avançadas ou navegar pelas categorias mapas, álbuns, imagens e textos. O acesso ao banco de dados oferece a possibilidade de o usuário se cadastrar para salvar sua pesquisa, e uma ferramenta de zoom que permite observar as imagens em detalhes.

Detalhes de obras de J. Carlos, Araújo Porto-Alegre, Von Martius e Luiz Schlappriz / Acervo IMS