Ernesto Nazareth

nazareth.ims.com.br

Apresentação

A coleção de documentos de Ernesto Nazareth foi incorporada pelo IMS em 2003. É composta por centenas de documentos, com fotos de família, manuscritos, partituras de autores diversos, métodos de piano, cartas, cartões de visita, cartazes de recitais, recortes de jornais sobre suas apresentações, compêndios de música e textos de, entre outros, Henrique Oswald e Heitor Villa-Lobos.


Vídeos

Os pianistas Alexandre Dias e Maria Teresa Madeira realizaram, em 26 de março de 2015, no IMS Rio, o recital Ernesto Nazareth: 150 + 2: Os arranjos de Radamés Gnattali. Confira os vídeos do evento. 


Eventos paralelos

Não há eventos programados.


Conteúdo relacionado


Loja IMS

 
O Enigma do Homem Célebre – Ambição e vocação de Ernesto Nazareth
Cacá Machado apresenta uma análise dos elementos musicológicos, históricos e literários que envolvem a obra do compositor Ernesto Nazareth.


Pesquise no acervo de Música

A Reserva Técnica Musical do IMS tem sob sua guarda 20 acervos de compositores, instrumentistas, pesquisadores e colecionadores, todos disponíveis para consulta e pesquisa. São nomes como Chiquinha Gonzaga, Baden Powell, Elizeth Cardoso e José Ramos Tinhorão, entre outros, além dos sites especiais que abrigam toda vida & obra de Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

Detalhe da coleção de discos de Humberto Franceschi na Reserva Técnica de Acervos do IMS. / Acervo IMS

Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

musica@ims.com.br

Os interessados em tirar dúvidas ou agendar consultas devem enviar um e-mail para o setor de Música.

É importante especificar no e-mail os dados dos arquivos de áudio sobre os quais há interesse em obter informações. Esses dados estão no Acervo de Música do IMS. 

A Sala de Pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.


Sobre os acervos