“Fazer a América”. O que significava isso para um imigrante das últimas levas de italianos que aportaram no Brasil, no final dos anos 1920, com destino a uma São Paulo já cosmopolita e precocemente metropolitana? Poderia significar tudo, largueza de vida, principalmente, mas também uma áspera, difícil adaptação à terra estranha. Não que os primeiros a vir tivessem encontrado situação muito melhor. Mas o viajante de que tratamos, nascido em 27 de dezembro de 1905 em Villa Collemandina, na Garfagnana, província de Luca, chegou ao porto de Santos em 5 de julho de 1929, vindo de Gênova, menos de 4 meses antes da “quinta-feira negra” (24 de outubro), dia do crash da Bolsa de Nova York, que faria disparar a maior recessão mundial do século XX e interromper o crescimento da economia paulista, fortemente ancorada na exportação de café.

Tosse? Forcreal

Euclorina – para a hygiene das senhoras

Pneus Pirelli

Parfumes soaves

Carnaval

Carnaval 1932

Tosse? Forcreal
Fulvio Pennacchi
- - -

Euclorina – para a hygiene das senhoras
Fulvio Pennacchi
- - -

Pneus Pirelli
Fulvio Pennacchi
- - -

Parfumes soaves
Fulvio Pennacchi
- - -

Carnaval
Fulvio Pennacchi
- - -

Carnaval 1932
Fulvio Pennacchi
- - -
Pesquise no acervo de Iconografia
Estão disponíveis para pesquisa on-line cerca de 1.800 obras de iconografia brasileira do século XIX. Você pode realizar buscas livres, avançadas, ou navegar pelas categorias mapas, álbuns, imagens e textos. O acesso ao banco de dados oferece a possibilidade do usuário se cadastrar para salvar sua pesquisa, e uma ferramenta de zoom que permite observar as imagens em detalhes.

Atendimento ao pesquisador
IMS Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040
Consulta presencial
Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.
Contato
iconografia@ims.com.br
A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.
O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme o quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.
A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.
Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.