Guilherme Gaensly

Apresentação

Guilherme Gaensly (1843-1928) nasceu em Wellhausen, na Suíça, e mudou-se com a família para a capital baiana aos cinco anos de idade. Em 1871, já tendo passado por um período de aprendizado no ateliê de Alberto Henschel, o principal retratista da Bahia, abriu seu próprio estúdio fotográfico em Salvador, então a segunda cidade mais populosa do país, onde atuou com sucesso por três décadas – até 1895 – e cultivou, além do retrato, um estilo próprio e rigoroso como fotógrafo de paisagens.

Em 1882, o estúdio de Gaensly ganhou como sócio seu cunhado Rodolpho Lindemann. Em 1894, a próspera empresa Gaensly & Lindemann abriu uma filial em São Paulo e seu sócio mais famoso mudou de cidade, já com mais de 50 anos, para começar vida nova.

Gaensly passou a se dedicar ao registro de paisagens urbanas, produzindo importantes registros da cidade que eram vendidos como fotos em papel albuminado e colotipias impressas na Suíça, comercializadas em álbuns. Sua série sobre a chegada dos imigrantes italianos ao porto de Santos e à cidade de São Paulo é admirável. Em 1899, foi contratado como fotógrafo oficial pela The São Paulo Railway, Light and Power Company, função na qual permaneceria até 1925, três anos antes de sua morte.


Seleção de obras

VISUALIZAR POR

Igreja do Imaculado Coração de Maria

Palacete H. Burchandy

Rua 15 de Novembro, sentido praça da Sé

Largo de São Bento e Viaduto Santa Efigênia

Palacete Prates (Automóvel Clube)

Vale do Anhangabaú

×
<
>

Igreja do Imaculado Coração de Maria

Palacete H. Burchandy

Rua 15 de Novembro, sentido praça da Sé

Largo de São Bento e Viaduto Santa Efigênia

Palacete Prates (Automóvel Clube)

Vale do Anhangabaú


Conteúdo relacionado


Eventos


Pesquise no acervo de Fotografia

Estão disponíveis cerca de 12.000 imagens para pesquisas online. Você pode realizar buscas, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são busca livre; busca avançada; solicitação de uso de imagens e opções de visualização.


Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

fotografia@ims.com.br

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme o quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.


Outros acervos