Idioma EN
Contraste
jucamartins.ims.com.br

Apresentação

Manoel Joaquim Martins Lourenço nasceu em Portugal. Trabalhou como repórter fotográfico para os jornais Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde e Última Hora e para as revistas Placar, Quatro Rodas, Realidade, Veja, Visão e Isto É. Na década de 1970, foi diretor de arte e secretário gráfico do jornal Movimento, de oposição à ditadura militar. Em 1979, fundou, com Nair Benedicto, Ricardo Malta e seu irmão Delfim Martins, a Agência F4, de fotojornalismo.

Após a dissolução da F4, fundou, em 1991, a Pulsar Imagens, com Laura Del Mar e Delfim Martins. É autor de vários livros, com destaque para A greve do ABC e A questão do menor, de 1980; Crianças do Brasil, de 1981; e Festas populares brasileiras, de 1987. Os dois livros de 1980 foram incluídos na publicação Fotolivros latino-americanos, de 2011, que reúne os mais significativos trabalhos do gênero realizados em toda a América Latina ao longo do século XX.

Em 1980, Juca recebeu o Prêmio Esso de Fotografia por sua reportagem sobre menores abandonados; em 1981, o Prêmio Internacional Nikon, pelo ensaio sobre o garimpo de Serra Pelada; e, em 1982, o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos pela cobertura da guerra em El Salvador.

Seu acervo no Instituto Moreira Salles é composto por um ensaio de 2.881 negativos em formato panorâmico, produzido pelo fotógrafo entre 1993 e 1997, que registra logradouros da cidade de São Paulo e a diversidade de suas paisagens urbanas. Essas imagens, que conjugam o fotojornalismo e a fotografia de arquitetura, apresentam uma visão ampla da capital paulistana no final do século XX, do centro histórico às novas áreas de expansão urbana; dos bairros ricos às favelas; das áreas de lazer aos monumentos históricos. Por optar pelo formato panorâmico, Juca Martins estabelece um interessante diálogo com trabalhos de fotógrafos de épocas anteriores, como a documentação panorâmica do Recife realizada por Francisco Du Bocage, em 1912, também pertencente ao acervo do IMS.


Seleção de obras

VISUALIZAR POR

Espelho dágua e Catedral da Sé

Teatro Municipal

Catedral da Sé

Palácio dos Campos Elíseos

Jockey Club de São Paulo

Represa de Guarapiranga

×
<
>

Espelho dágua e Catedral da Sé

Juca Martins

São Paulo - SP - Brasil - 1993/09

Teatro Municipal

Juca Martins

São Paulo - SP - Brasil - 1997/08

Catedral da Sé

Juca Martins

São Paulo - SP - Brasil - 1997

Palácio dos Campos Elíseos

Juca Martins

São Paulo - SP - Brasil - 1997/07

Jockey Club de São Paulo

Juca Martins

São Paulo - SP - Brasil - 1997/07

Represa de Guarapiranga

Juca Martins

São Paulo - SP - Brasil - 1997/07


Vídeo


Pesquise no acervo de Fotografia

Estão disponíveis cerca de 12.000 imagens para pesquisas online. Você pode realizar buscas, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são busca livre; busca avançada; solicitação de uso de imagens e opções de visualização.

Detalhes de fotos de Marc Ferrez, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas e Chico Albuquerque / Acervo IMS

Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

fotografia.ims@ims.com.br

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme o quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.


Outros acervos

Mais IMS