Manoel Joaquim Martins Lourenço nasceu em Portugal. Trabalhou como repórter fotográfico para os jornais Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde e Última Hora e para as revistas Placar, Quatro Rodas, Realidade, Veja, Visão e Isto É. Na década de 1970, foi diretor de arte e secretário gráfico do jornal Movimento, de oposição à ditadura militar. Em 1979, fundou, com Nair Benedicto, Ricardo Malta e seu irmão Delfim Martins, a Agência F4, de fotojornalismo.
Após a dissolução da F4, fundou, em 1991, a Pulsar Imagens, com Laura Del Mar e Delfim Martins. É autor de vários livros, com destaque para A greve do ABC e A questão do menor, de 1980; Crianças do Brasil, de 1981; e Festas populares brasileiras, de 1987. Os dois livros de 1980 foram incluídos na publicação Fotolivros latino-americanos, de 2011, que reúne os mais significativos trabalhos do gênero realizados em toda a América Latina ao longo do século XX.
Em 1980, Juca recebeu o Prêmio Esso de Fotografia por sua reportagem sobre menores abandonados; em 1981, o Prêmio Internacional Nikon, pelo ensaio sobre o garimpo de Serra Pelada; e, em 1982, o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos pela cobertura da guerra em El Salvador.
Seu acervo no Instituto Moreira Salles é composto por um ensaio de 2.881 negativos em formato panorâmico, produzido pelo fotógrafo entre 1993 e 1997, que registra logradouros da cidade de São Paulo e a diversidade de suas paisagens urbanas. Essas imagens, que conjugam o fotojornalismo e a fotografia de arquitetura, apresentam uma visão ampla da capital paulistana no final do século XX, do centro histórico às novas áreas de expansão urbana; dos bairros ricos às favelas; das áreas de lazer aos monumentos históricos. Por optar pelo formato panorâmico, Juca Martins estabelece um interessante diálogo com trabalhos de fotógrafos de épocas anteriores, como a documentação panorâmica do Recife realizada por Francisco Du Bocage, em 1912, também pertencente ao acervo do IMS.
Calçadão da avenida São João
Calçadão da avenida São João
Juca Martins
São Paulo - SP - Brasil - 1993/08
Pesquise no acervo de Fotografia
Você pode realizar buscas no amplo conjunto de imagens disponíveis para pesquisas online, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados, a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são: busca livre, busca avançada, solicitação de uso de imagens e opções de visualização.